sexta-feira, 11 de julho de 2008

Festival de Música da Póvoa de Varzim

No blog A Lua Flutua encontramos uma referência ao festival de música da Póvoa de Varzim. Para além do termos já colocado em destaque permanente na página principal do nosso blog não podemos deixar de vos aconselhar vivamente o concerto de Boris Berezosvky que terá lugar no dia 15 de Julho. Para mais informações sobre este festival consultem a página oficial aqui.

Schubert - "Winterreise" - Der Wegweiser (A seta que aponta o caminho)


A tradução original do poema é de Eduardo Gabarra que poderão encontrar aqui. Fizemos ligeiras alterações à tradução que apontamos em azul. A ilustração é da grande voz Lotte Lehmann. Também são dela as principais indicações que damos quanto a esta canção provenientes do livro "Eightheen Song Cycles - Studies in Their Interpretation". Não deixem também de ler o artigo sobre este conjunto de canções aqui.

Nesta canção o jovem apaixonado encontra-se numa encruzilhada, numa escolha entre dois caminhos o que o leva a mais uma metáfora sobre a vida. Porque será que escolhe sempre o caminho mais duro, o caminho mais dificil, o caminho sem amor ?

Desta vez para variar propomos um jovem estudante de ópera de origem turca para nos interpretar esta canção. Oiçam aqui. Se preferirem manter o registo que temos seguido quase sem interrupção até agora também podem ouvir Dietrich Fischer-Dieskau aqui.

A Seta que Aponta o Caminho

Porque evito as estradas
por onde passam os outros viajantes
e procuro caminhos escondidos
por entre as rochas nevadas ?

Não cometi nenhum crime,
não preciso fugir das pessoas;
por que esse desejo insano
que me arrasta para lugares ermos ?

As setas estão nos caminhos
apontando para as cidades;
eu sigo em frente sem parar,
sem descanso mas querendo descansar.

Vejo uma seta
imóvel em minha frente;
devo seguir uma estrada
por onde ninguém já retornou.

Oportunidades na Amazon