sexta-feira, 18 de julho de 2008

Schubert - "Winterreise"

(Actualizado) - Terminamos hoje a descrição de todas as canções deste ciclo.

O segundo grande ciclo de canções escrito por Schubert chama-se Winterreise e tal como o "Die Schöne Müllerin" é um marco incontornável na música clássica vocal. No género especifico de "canção" ou lied se preferirmos manter a expressão alemã representa mesmo o estabelecimento de um género diferente.

Este ciclo de canções também foi composto com base num conjunto de poemas de Wilhelm Müller sendo que curiosamente (e de forma um pouco tétrica) estas canções estão relacionadas fortemente com as datas do falecimento de ambos - poeta e músico. Na verdade este conjunto de canções foi composto em duas partes de 12 canções para perfazerem as 24 que o ciclo incorpora. A revisão para edição do segundo conjunto de 12 canções foi a ultima acção de Schubert enquanto compositor que não chegaria a ver esse segundo ciclo publicado. Por seu lado o poeta Wilhelm Müller faleceria com apenas 31 anos (a 1 de Outubro de 1827) sem nunca ter visto publicados ou interpretados este segundo ciclo.

Porque sei que existem alguns leitores fieis deste blog que são profundos admiradores de Schubert e em particular dos "Lied" e também porque tal como os Nocturnos de Chopin são a verdadeira cristalização de um novo género iremos neste caso dar-vos a conhecer cada uma das 24 canções.

O conjunto de poemas começa com a fase final de um amor infeliz. O amante descobre que o objecto da sua devoção não é afinal digna desse sentimento por precisamente ser incapaz de apreciar o verdadeiro amor. Na verdade o ciclo de 24 canções exprime a tentativa, destinada ao insucesso, do amante de conseguir distanciar-se e curar a sua dor. O resultado final já o conhecemos ou pelo menos advínhamos-lo. As 24 canções que compõe o ciclo são as seguintes (à medida que formos falando das canções individualmente irão ficando linkadas neste post).

1. Gute Nacht (Boa Noite)
2. Die Wetterfahne
3. Gefrorne Tränen
4. Erstarrung
5. Der Lindenbaum
6. Wasserflut
7. Auf dem Flusse
8. Rückblick
9. Irrlicht
10. Rast
11. Frühlingstraum
12. Einsamkeit
13. Die Post
14. Der greise Kopf
15. Die Krähe
16. Letzte Hoffnung
17. Im Dorfe
18. Der stürmische Morgen
19. Täuschung
20. Der Wegweiser
21. Das Wirtshaus
22. Mut
23. Die Nebensonnen
24. Der Leiermann

3 comentários:

  1. Mas se estamos a entrar no Verão!
    (brinco... já sabe o que penso do seu serviço público de (in)formação importante acerca de música clássica
    :)))

    ResponderEliminar
  2. Mas não deixa de ter razão. Estas canções são sombrias, boas para serem ouvidas numa fria noite de inverno à lareira (de preferência com neve lá fora). Como se anuncia para segunda-feira um dia um pouco mais cinzento guardem-se estas canções até lá :-) ;-)

    ResponderEliminar
  3. Muse foi uma descoberta tardia também para mim. A verdade é que tenho este hábito de apenas dar atenção às bandas ou músicas quando não são ouvidas. Acho que tenho um pequeno delay... :) ehehhe Quanto ao blog, estou aver que tenho aqui mil e umas noites de insonias para rever esta informação toda. Adoro musica clássica mas a verdade é que pouco sei. Aqui está uma oportunidade para me instruir! :)

    Abracos e obrigada pelo post
    Aline

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon