Como de costume à Quinta-Feira aqui ficam algumas sugestões musicais para o fim de semana. Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas.
Porém para contrariar um pouco a disposição normal vamos começar estas recomendações por Lisboa porque vai estar entre nós amanhã Guy Deplus que é "apenas" um dos maiores clarinetistas mundiais. Dele disse Stravinsky que "Parmi les instrumentistes exceptionnels, Guy DEPLUS a réellement atteint de nouvelles facultés instrumentales et musicales" ou seja "Entre os instrumentistas excepcionais Deplus atingiu realmente novas capacidades instrumentais e musicais".
Este concerto, precisamente de homenagem a Guy Deplus está integrado no 12º Encontro Internacional de Clarinete de Lisboa. será no São Luís hoje pelas 21h no Teatro Municipal São Luiz. O concerto terá a participação, para além do próprio Guy Deplus, de Aniko Harangi (piano) e do Quarteto de Clarinetes de Lisboa.
Ainda antes das recomendações normais e continuando em Lisboa os nossos amigos do coro Vox Maris enviaram esta sugestão num comentário de um dos posts desta semana a que quero dar o devido destaque
"Gosta de música coral e sacra ?
Venha assistir ao concerto do dia 15 de Março às 16h no Salão Paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa. Entrada livre.
Para mais informação, consulte o blogue do coro VOX MARIS."
Portanto vamos todos arrumar as pantufas de vez que a primavera já está aí, vamos gozar o sol mas guardemos um cantinho para a música porque já sabem que ao vivo é outra coisa.
Voltando agora à ordem normal das coisas temos em Loulé no Centro Cultural São Lourenço um recital de piano por Pedro Ferro. Será no Sábado às 19:30. Serão interpretadas obras de Haydn, Liszt, Chopin, Duttileux, Ravel e Prokofiev.
Em Beja no Teatro Municipal Pax Julia teremos no Sábado às 21:30 a Orquestra do Algarve acompanhada por Fausto Corneo (Solista - Clarinete) e dirigida por Laurent Wagner que interpretará obras de Stravinsky, Mozart e Beethoven.
Integrado no 12º Encontro Internacional de Clarinete de Lisboa de que vos falámos no inicio deste post temos no Sábado no São Luiz às 19h Javier Balaguer e Aniko Harang. Integrado neste mesmo festival teremos no Domingo a OML com o solista Michel Portal neste caso às 18h.
Em Queluz salientamos pela originalidade da proposta um Recital de piano a 6 mãos com João Vasco de Almeida, Tatiana Balyuk e António Ferreira. Será mais precisamente no Palácio Nacional de Queluz no Sábado às 17h00. Programa muito variado deste Czerny, Verdi até Vianna da Motta, Rachmaninov e mesmo Chico Buarque de Holanda.
Um pouco mais a norte, em Santarém teremos orgão a quatro mãos por António Duarte e João Vaz na Igreja de Santa Maria de Marvila. Será no Sábado às 18h.
Finalmente na Invicta cidade do Porto teremos a ONP dirigida por Klaus Weise com o violoncelista brasileiro António Meneses. Será na Casa da Música do Porto no Sábado às 18h. Este concerto é inserido no Festival Suggia e tem inicio com Saint-Saëns (não sei se com a obra que Suggia costumava tocar ... ). Este violoncelista é excelente sendo para além de extraordinário instrumentista notável também enquanto musicíologo pela recuperação de obras clássicas brasileiras nomeadamente os dois concertos para violoncelo de Villa-Lobos. Assim se estiverem na Invicta ou perto dela ... Não percam mesmo !