quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Votem em consciência ... na vossa sinfonia preferida (Actualização)

Acrescentei mais três ...  Vão estudando estas seis hipóteses :-). Se quiserem sugerir passagens "promocionais" para as que se seguem ... toda a ajuda é bem vinda ... especialmente para Mahler que está a ser um problema ...

Já que ainda estamos em período eleitoral não percam o balanço e aproveitando o treino votem na vossa sinfonia preferida. Aqui contrariamente a outros campeonatos não existem sondagens. Preferimos ter os resultados sempre visíveis e até fazemos campanha aberta por eles. Ah, não é muito diferente dos outros ? Pronto desculpem pensava que sim ...

Para vos dar uma ajuda no voto em consciência para além de vos dar a habitual lista dos resultados resolvi colocar em cada uma das dez sinfonias uma sugestão de escuta de não mais do que 3 minutos. É sempre um extracto que corresponde à parte que eu penso ser das mais representativas (ou conhecidas) de cada uma das sinfonias. A ideia é que em 30 minutos possam escolher melhor :-) :-)  E Votem por favor que eu gostava que daqui a 5 dias na data do segundo aniversário deste blog pudéssemos festejar mais de 100 votantes.

1º  Dvorack "Novo Mundo" (18 votos) : Pois é a sinfonia de Dvorack está em primeiro lugar o que me agrada bastante dado que para além de ser uma obra que eventualmente alguns de vós podem não conhecer é também um hino ao "melting pot" cultural. Seleccionei para vós o inicio do terceiro andamento pela Filarmónica de Viena dirigida por Karajan. O video tem 9 minutos mas eu sugiro para a tal meia-hora os primeiros 3 minutos.

2º Beethoven nº 9 (17 votos) : Não escondo que esta é a sinfonia da minha vida. Para escolher um extracto tive mesmo de fazer um grande esforço e optar por um critério popular, isto é escolher a parte mais conhecida. Seleccionei claro Bernstein e o concerto histórico de 1989 após a reunificação da Alemanha. Só podia. Oiçam aqui a partir do minuto 3:30 e até ao fim ...


3º Beethoven nº 7 (17votos): Terceira pelos critérios de desempate esta é mais uma daquelas em que é dificil escolher 3 minutos .... Aliás como para todas as 10 desta lista. Para não estarmos sempre a ouvir Karajan e Bernstein escolhi para esta obra uma interpretação do grande maestro Carlos Kleiber. Claro que tinha de ser o segundo andamento agora o problema é como fazer para escolher 3 minutos da fabulosa variação emocional que este andamento constitui. Bom proponho que apontem o vosso browser para aqui e oiçam entre o minuto 4:40 e o fim ...



4º Mahler nº 2 (16 votos)

5º Brahms nº 4 (14 votos) : Seguindo uma recomendação do nosso leitor Mário (vejam o comentário no post de ontem) voltamos a escolher Carlos Kleiber . Propomos que oiçam os primeiros 3 minutos deste vídeo.

6º Brahms nº 2 (13 votos) :  Para a segunda sinfonia de Brahms também seguindo a sugestão do Mário escolhemos o segundo andamento que podem ouvir aqui numa interpretação da Orquestra de Camara Holando-Alemã (numa tradução um quanto ad-hoc) dirigida por Otis Klöber. Proponho que oiçam este andamento a partir do minuto 2:20 para respeitarmos os nossos 3 minutos até ao minuto 5:20 :-)


7º Beethoven nº5 (11 votos) : Bom na quinta não posso deixar de recomendar os primeiros 3 minutos do primeiro andamento com o "toque do destino" ... Para introduzir alguma mudança proponho outro dos meus maestros preferidos, Karl Bohm com a Filarmónica de Viena.

8º Beethoven nº 3 (9 votos)

9º Schubert nº 9 (7 votos)

10º Mendelssohn "Italiana" (5votos)

Im Rhein, im heiligen Strome - Dichterliebe - Op. 48 (Robert Schumann)

Retomando o conjunto de posts sobre este ciclo de canções que havíamos terminado aqui  a sexta canção deste ciclo chama-se Im Rhein, im Heiligen Strome (No Reno, no Rio Sagrado) e está marcada em termos de tempo como devendo ser cantada "Bastante Lento".

Im Rhein, im heiligen Strome,
da spiegelt sich in den Well'n
mit seinem großen Dome
das große, heilige Köln.


Im Dom da steht ein Bildniß
auf goldenem Leder gemalt.
In meines Lebens Wildniß
hat's freundlich hineingestrahlt.


Es schweben Blumen und Eng'lein
um unsre liebe Frau;
die Augen, die Lippen, die Wänglein,
die gleichen der Liebsten genau.

Numa tradução a partir do inglês de minha autoria este poema em português ficaria algo do tipo:


No Reno, No Rio Sagrado,
Existe espelhada nas ondas,
Com a sua grande Catedral
A grande e Sagrada Colónia


Na Catedral encontra-se uma imagem
gravada em couro dourado
Que no deserto da minha vida
tem brilhado amigavelmente


Lá as flores e os pequenos anjos
à volta da Nossa Senhora
os olhos, os lábios, as pequenas bochechas
São exactamente os da minha amada.
 
Continuamos com Fisher-Dieskau (esta sexta canção começa no minuto 6:10, 
para quem já tiver ouvido as primeiras cinco).  



Oportunidades na Amazon