quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Sugestões musicais ao vivo

Do blog (que recomendamos) Belogue de Notas retiramos as seguintes notas de agenda:

2 de Novembro - Santarém Sé Catedral (21h:30) - Requiem de Fauré com Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa (informação complementada pelo site da cm-santarém). Entrada livre sugerindo-se fato escuro.
3 de Novembro (21:30h) - Alcochete - Igreja da Mesericordia - Requiem de Fauré com Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa
10 de Novembro - Igreja de S. Roque (21h) - Leiam o comentário dum nosso visitante para obterem o link para o programa completo - Missa de Glória de Puccini com Coro Ricercare e Sinfonietta de Lisboa

Como não há nada melhor do que ouvir música ao vivo recomendamos fortemente que encontrem disponibilidade para irem ouvir. Vão ver que não se arrependerão.

PS: Eu sei que faltam as horas no primeiro e no ultimo ... terão de investigar ... vou tentar descobrir (se entretanto alguém souber sinta-se à vontade para comentar).
PPS: Agora já só falta do ultimo. Como só é daqui a mais de uma semana ainda vai dar tempo para descobrir ...
PPPS: Já está. Graças a um visitante ficou apurada a ultima informação em falta. Agora já não há desculpas.

Bruno Walter

Bruno Walter nasceu na Alemanha (Berlim) no dia 15 de Setembro de 1876. De origem judaica quando os Nazis tomaram o poder Bruno Walter foi primeiro obrigado a ir para a Áustria e depois com o anchluss para França e finalmente para os estados Unidos onde veio a fixar-se definitivamente.

Bruno Walter é sobretudo conhecido pelas suas interpretações de Mahler (de quem era discípulo) tendo-lhe cabido a honra de ter sido o maestro escolhido para a primeira interpretação pública da nona sinfonia de Mahler (que o compositor já não pode dirigir por ter entretanto falecido).

Uma das suas interpretações mais notáveis data de 1951 e consiste na gravação de uma das outras obras que Mahler também não pode estrear (Das Liede von den Erde - A canção da terra) com Kathleen Ferrier, Julius Patzak e a Filarmónica de Viena.

Não conseguimos encontrar essa obra de referência no entanto aqui fica uma outra interpretação de Kathleen Ferrier (ela também uma grande especialista de Mahler) e grande amiga de Bruno Walter (aliás esta gravação faz parte das ultima sequência de gravações que a grande cantora fez antes de sucumbir a doença prolongada). Fiquem então com Mahler 'Um Mitternacht' (Á meia-noite). Pessoalmente gosto de perceber a letra (embora a música e a interpretação da artista transmitam grande parte da emoção) e por isso proponho que leiam o poema - aliás lindíssimo aqui.



Bruno Walter faleceu em Los Angeles a 17 de fevereiro de 1962.

Oportunidades na Amazon