sábado, 10 de janeiro de 2015

Estado da Votação - 25 Melhores Compositores

Passados alguns dias , tumultuosos convenha-se, sobre o inicio da nossa votação para os 25 Melhores Compositores (para quem se quer iniciar na música clássica entenda-se) registamos uma fraca adesão de votantes.

Para conhecerem as regras e a lista leiam o post original.

Até agora temos 3 participantes na votação ... 4 se contarmos a minha ...

Então o que tenho de fazer para vos incentivar?

Radu Lupu , David Afkham e a Orquestra Gulbenkian

Cheguei à pouco a casa vindo do Auditório principal da Fundação Calouste Gulbenkian onde tive a sorte graças a uns bilhetes comprados a uma das primeiras leitoras deste blog (obrigado Gi fantásticos bilhetes e posicionamento perfeito para as mãos do Radu Lupu) de ouvir o quarto concerto para piano e Orquestra de Beethoven e a Quarta Sinfonia de Bruckner com a Orquestra Gulbenkian dirigida por David Afkham.

Os leitores mais regulares já sabem que se não tivesse gostado não falaria ... portanto sim gostei da primeira parte - mais do "encore" do que da interpretação do concerto para Piano e Orquestra embora notem que isso não significa que fosse mau. Fiquem com o mesmo solista numa gravação de 1979-1981 com a Filarmónica de Israel dirigida por Zubin Mehta (o video está indexado pelo que podem ir de imediato ao quarto concerto - obviamente já sabem que a regra que defendo é que se gostarem devem procurar adquirir a gravação). A propósito no Domingo dia 11 para quem queira ainda há alguns bilhetes disponíveis (infelizmente apenas 4 numa parte da sala em que é possível eventualmente ver as mãos do pianista - bastante mais do lado "errado" da sala).



Da segunda parte, a quarta Sinfonia de Bruckner o que vos posso dizer? Eu até gosto de algumas coisas deste compositor em particular desta sinfonia e da sétima de que por acaso vos falei há pouco tempo. Foi esta a obra que tive a oportunidade de ouvir (na gravação que vos sugiro uma interpretação da Filarmónica de Viena dirigida por Claudio Abbado).

~

Não consegui descobrir no You Tube uma versão dirigida pelo maestro que tive hoje a oportunidade de ver mas em contrapartida descobri uma entrevista relativamente recente que acho muito interessante (embora fale de um compositor totalmente diferente, Brahms).


Oportunidades na Amazon