sábado, 3 de dezembro de 2011

Alban Berg (1885-1935)

Tinhamos falado ainda que brevemente sobre este compositor num post em que referíamos um livro Alan Berg e o seu Mundo. Porém não falamos do compositor nem da sua obra. Ora seguindo o Guia da Música de Câmara o próximo compositor que não abordamos era este e logo será ele o tema do post de hoje.

Membro da segunda escola de Viena (com Schoenberg e Webern) nasceu precisamente nessa cidade a 9 de Fevereiro de 1885. Mais interessado em literatura do que em música iniciou a sua formação musical relativamente tarde e logo com Schoenberg. Apesar disso a sua primeira obra a Sonata para Piano enquanto primeira obra foi desde logo o sinal do génio. 

A sua paixão pela literatura obviamente viria a guiar uma parte da sua vida enquanto compositor já que algumas das composições mais notáveis são precisamente Lieder ou Óperas. No primeiro caso o ciclo 
Sieben Frühe Lieder contém algumas canções lindíssimas de que posso por exemplo destacar Die Nachtigall. No primeiro caso (das operas) claro que teriamos de abordar Wozzeck.

O que para mim é particularmente interessante é a capacidade de Berg de aliar algum romantismo quer à atonalidade quer mesmo ao dodecafonismo. Em ambos os casos Berg interpretou-as de forma muito diversa do resto da segunda escola vienense e talvez por isso seja por vezes considerado o mais abordável do três.

Queria para finalizar propor-vos o Quarteto para Cordas (Op. 3) completamente atonal neste caso e em dois andamentos, o primeiro numa forma de Sonata relativamente livre o segundo seguindo a estrutura de um Rondo. Mentiria se vos dissesse que está na lista dos meus preferidos ... Se querem mesmo ficar com uma única destas sugestões eu recomendaria os Sieben Frühe Lieder de que vos deixo então um outro exemplo dos sete, neste caso a No.6 Liebesode neste caso interpretado por Renée Fleming.

Alan Berg faleceu em circunstâncias bastante dramáticas de um envenenamento do sangue devido à falta de cuidados médicos em grande parte consequência de uma ferida mal tratada.

Oportunidades na Amazon