quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Alban Berg, Richard Strauss e Mahler e gráficos

Como foi referido no blog The Rest is Noise foi recentemente publicado um livro Alban Berg and His World editado por Christopher Hailey e que procura esclarecer-nos sobre o papel deste compositor no modernismo vienense. No site da Princepton Press podem ler o primeiro capitulo do livro intitulado Berg´s Worlds gratuitamente assim como ler o Índice completo da obra.

Uma parte particularmente engraçada do livro segundo Alex Ross é uma análise das carreiras de Mahler e de Strauss. Na primeira vemos um gráfico com uma linha recta sempre ascendente. Na de Strauss vemos duas rectas na forma de um triângulo a primeira ascendente a segunda descendente indicando portanto o declinio de Strauss enquanto compositor no fim da sua vida.

Diz Alex Ross que se Berg tivesse ouvido "As Quatro Ultimas Canções" ou "Cappricio" talvez tivesse considerado uma segunda recta ascendente no gráfico de Strauss. Obviamente o de Mahler (digo eu) não se discute :-). No que diz respeito às Quatro Ultimas Canções também partilho a opinião, são efectivamente belíssimas ...

1 comentário:

Oportunidades na Amazon