segunda-feira, 14 de setembro de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #38)

Pesquisas da Semana


  1. folhas pautadas : Blog de promoção de actividades musicais de música erudita em que também de vez em quando, não com a regularidade que gostaria, também participo. Recomenda-se a visita claro está.
  2. "a minha infância " jacques brel far west : Bom na verdade neste blog no passado já fizemos alguns posts sobre música popular. agora que existe outro, um pouco (bastante) abandonado é certo temos procurado dividir mais os posts. esta canção em particular é uma das minhas preferidas de Jacques Brel. "Far Wast" faz parte do poema da canção numa altura em que o poeta diz que os " mesmo que soubesse que os meus tios me tinham roubado o far wast", a fantasia de uma fronteira não explorada. Fica prometido para breve um post sobre esta canção.
  3. auditório ruy de carvalho carnaxide : auditório várias vezes utilizado pela OCCO e que é uma das recomendações regulares das nossas quintas-feiras, hábito a recuperar em breve. Nas ultimas semanas confesso que me atacou uma preguicite aguda - Não, não está relacionado com nenhuma pandemia.
  4. blogs romantico : Bem na verdade sou um romântico incurável. se estamos a falar do período romântico existem neste blog váriaos posts referentes a compositores deste período. Sugiro que leiam a secção que intitulamos "compositores do período romântico". Um dia haverá a tag correspondente mas por agora as tags ainda não estão devidamente sistematizadas.
  5. bolero, valsa classicas: Estaria este leitor à procura do Bolero de Ravel ? Não falamos explicitamente desta obra embora em algumas pesquisas da semana a tenhamos referido, por exemplo aqui. Também referimos o Bolero quando falámos da magnifica coreografia de Maurice Bejart numa singela homenagem na data de falecimento do coreografo.
  6. downloads gratis de musica padre jose mauricio : Já por várias referi aqui que neste blog não existem downloads grátis. Não me interpretem mal, não é que eu pense que todos os blogs que providenciam esse tipo de serviço são forçosamente "pirataria". Em alguns casos o valor promocional que encerram ultrapassa em muito as vendas perdidas que eventualmente representam. Recomendamos é verdade videos no You Tube precisamente porque estes têm um valor promocional que não dispensa (por serem tipicamente em baixa qualidade) a aquisição de uma boa gravação mas permitem-nos ter um conhecimento prévio da obra por vezes em gravações históricas que de outro modo ou ficariam perdidas para sempre ou apenas alguns poucos priveligeados poderiam ouvir. Assim recomendamos que leiam a biografia do Padre José Mauricio que contém alguns apontadores para músicas suas no You Tube.
  7. françois joseph gossec: Compositor francês do período clássico, figura do período Napoleónico. Leia aqui a biografia de François Joseph Gossec.
  8. maestro von karaian : Bom sem dúvida um dos maestros mais icónicos de sempre (não com a ortografia da pesquisa que deixei na forma "original"). Um dos primeiros a ter percebido de forma clara o poder dos media ao ponto de a sua imagem se ter por vezes confundido com o próprio género erudito, pelo menos para uma grande parte dos mass media. Para uma biografia de Herbet von Karajan leiam este post.
  9. mozar sinfonia jupiter comentários: Bem falámos desta sinfonia aqui.
  10. ouvir sinfonias famosas: Bom em primeiro lugar para seleccionar as "sinfonias" famosas uma das formas mais simples será sem dúvida a nossa lista de sinfonias preferidas que colocamos aqui a votação. Como começamos com mais de 60 obras e como em muitas existem apontadores para exemplos no You Tube pensamos que é um local para começar.

Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas
Tivemos esta semana 456 visitas (+7,04%) das quais 301 de Portugal (+17,12%) e 122 do Brasil (+9,91%). No terceiro lugar o Estados Unidos com 9 visitas. Por cidades a cidade de Ponta Delgada assumiu a liderança com 71 visitas com  Lisboa em segundo lugar com 69 visitas (-32,35%) e em terceiro lugar a Invicta cidade do Porto com 44 (-12%).
Destas 130 foram directas (+103,12%), 145 foram através de sites de referência (-8,23%) enquanto 181 foram de motores de pesquisa (-10,84%).


Robert Schumann - Aus meinen Tränen sprießen - Dichterliebe (Op. 48)

Continuando o ciclo Dichterliebe passamos agora a falar da segunda canção Aus meinen Tränen sprießen   (Das minhas lágrimas brotam flores). Podem ler um post sobre o ciclo aqui  e sobre a primeira canção do ciclo aqui.


Aus meinen Tränen sprießen
viel blühende Blumen hervor,
und meine Seufzer werden
ein Nachtigallenchor,


Das minhas lágrimas brotam
muitas flores sofisticadas
os meus suspiros tornam-se
um coro de Rouxinol


und wenn du mich lieb hast, Kindchen,
schenk' ich dir die Blumen all',
und vor deinem Fenster soll klingen
das Lied der Nachtigall.


Se tu tiveres amor por mim
vou dar-te todas as flores
e na tua janela soará
o canto do Rouxinol

Continuamos a propor Theo Adam sendo que esta segunda canção podem-na ouvir a partir do minuto 1:33.

Oportunidades na Amazon