terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A melhor pesquisa de ontem (#5) : "César Frank período romântico?"

Sim César Frank é um compositor do período romântico. Uma das suas obras a Sonata para violino e Piano está entre as minhas preferidas ... No post que referenciei tinha sugerido uma interpretação de Menuhin agora para variar proponho-vos Christian Ferras com Pierre Barbizet ao Piano. Podem ouvir a sonata completa e devem-no fazer porque realmente é uma interpretação soberba: Segunda Parte,  Terceira Parte, Quarta Parte .

António Fragoso (1897 -1918)

António Fragoso morreu tão jovem que na verdade poderíamos dizer que apenas lhe advinharíamos o enorme talento. Seria no entanto injusto dizê-lo dado que embora  a sua obra seja na verdade diminuta em quantidade não deixa margem para dúvida quanto ao génio imenso que revela.

Lembro-me que a primeira vez que ouvi falar deste compositor foi quando uma das suas obras fez parte do reportório de um concurso de Violino a que assisti no Fundão, ainda vou tentar colocar aqui a peça em questão.

António Fragoso nasceu em Pocariça (Cantanhede) a 17 de Junho de 1897 . Muito cedo o seu gosto pela música se revelou tendo começado com lições de piano aos 8 anos. Aos 16 deu a sua primeira audiência de peças por si compostas e um ano mais tarde com 17 anos ruma a Lisboa onde se inscreve no Conservatório Nacional tendo então aulas entre outros com Luís de Freitas Branco e Tomás Borba (este grande pedagogo será o próximo compositor a ser abordado nesta nossa viagem pelos compositores portugueses do século XX).

Termina o curso do Conservatório um ano mais tarde em 1918 então com 21 anos com a classificação máxima.  Infelizmente nesse mesmo ano a gripe pneumónica ceifa-lhe a vida a 3 de Julho de 1918.

Da obra deste compositor o que vos posso dizer? Bem em primeiro lugar que há uma das suas obras que está na minha lista de obras preferidas: O Nocturno para Orquestra é simplesmente fantástico e chegaria possivelmente para definir a sua genialidade.

Há  no entanto outras obras que vos recomendo que oiçam com atenção. Em particular não deixem de ouvir este belíssimo Nocturno em Ré Bemol Maior que nada fica a dever a Chopin ou a Franck ou Debussy se quisermos uma comparação mais da sua época.

Claro que não poderia deixar de vos falar da Petite Suite que podem ouvir numa soberba interpretação do Miguel Henriques: Petite Suite (Parte 1), Petite Suite (Parte 2), Petite Suite (Parte 3).

Pessoalmente a minha costela francesa leva-me a ter uma grande curiosidade pelos Poemas Saturnianos de que infelizmente não consigo encontrar reproduções na Internet, talvez tenham mais sorte e me possam recomendar uma interpretação?

Para mais informações não deixem de visitar a página da Associação António Fragoso no Facebook e também o seu podcast . A propósito amanhã 8 de Fevereiro de 2011 no São Luís poderão ouvir um pouco de António Fragoso ao vivo (18:45).

Oportunidades na Amazon