quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ibéria - Albéniz

Em primeiro lugar, já me conhecem, vou reclamar da vossa falta de participação. Só 4 votantes? Bem sei que a lista ainda não tem links para todas as obras e é uma lista extensa mas ainda assim votem por eliminação se desejarem, não se esqueçam que nesta fase apenas vamos depurar, retirar alguns nomes ...

Continuando a dar-vos a conhecer algumas obras e compositores menos conhecidos que coloquei na lista hoje vamos falar da obra Ibéria de Isaac Albeniz (1860-1909) grande compositor e pianista espanhol.

A obra que colocamos a votação foi composta entre 1905 e 1909 sendo portanto uma das obras do fim da vida de Albéniz. A obra é composta por quatro livros cada um contendo três obras. Do ponto de vista do estilo a obra pode ser enquadrada no impressionismo embora como em todas as obras de Albeniz a ligação ao elemento nacional e mesmo popular seja absolutamente marcante. Podemos assim dizer que Albeniz e esta obra também é uma das ancoras da escola espanhola na ruptura que marcou o final do romantismo em que muitos compositores procuraram formas de expressão nacionais no quadro da música erudita.

Não vos vou aqui mostrar extractos de todas as partes da obra embora vos liste os quatro livros e as doze obras que a compõem.

Livro 1 - Estreado na Sala Pleyel em París a 9 de Maio de 1906 por Blanche Selva
1. Evocación.
2. El Puerto.
3. El Corpus en Sevilla.

Livro 2 - Estreado em San Jean de Luz a 11 de Setembro de 1907
4.Rondeña.
5.Almería.
6.Triana : Esta é uma das mais conhecidas a propósito. Oiçam e vejam por exemplo Lugansky ao vivo ...

Livro 3 - Estreado em París na casa da Princesa de Polignac a 2 de Janeiro de 1908.
7. El Albaicín.
8. El Polo.
9. Lavapiés.

Livro 4 - Estreado a 9 de Fevereiro de 1909 em París, na Sociedade Nacional de Música (escassos 3 meses antes do falecimento do compositor ocorrido em Maio do mesmo ano).
10.Málaga.
11.Jerez.
12.Eritaña.

Para ilustrar esta obra proponho que escutem a terceira obra do primeiro livro "El Corpus Christi en Sevilha". Como vêm o nome reflecte bem a direcção impressionista e programática da obra o som creio que não deixará dúvidas quanto ao resto também não ... Escolhi desta vez Alicia de Larrocha (1923-2009) obviamente uma das grandes pianistas espanholas de sempre e um talvez a pianista que mais vezes gravou a integral destas obras (gravou-as por três vezes).



Aliás se tiverem curiosidade podem ouvir Alicia de Larrocha no you tube precisamente numa dessas gravações integrais (o conjunto das doze peças tem uma duração de aproximadamente uma hora e meia mas juro-vos que vale a pena).


Oportunidades na Amazon