quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Leonard Bernstein (Segunda Parte)

Continuando a série de Posts sobre Leonard Bernstein deixamos ontem aqui a nossa história logo após a estreia do Maestro.

Após a segunda guerra a carreira de Bernstein começou facilmente a ganhar velocidade. Em 1946 dirige a sua primeira opera nada menos que a estreia nos Estados Unidos da Ópera Peter Grimmes de Benjamin Britten. Oiça aqui Bernstein a falar deste compositor fantástico. Em 1949 estreia mundialmente a Sinfonia Turangalîla de Olivier Messiaen.

Leonard Bernstein tinha entretando sido director artistico da Orquestra da Cidade de Nova Iorque (não confundir com a Filarmónica que viria a dirigir alguns anos depois) entre 1945-48, período que do ponto de vista artistico foi bastante interessante.

Quando Koussevitzky faleceu em 1951 tendo em consideração a elevada opinião que este Maestro tinha de Bernstein (apesar das óbvias diferenças de estilo), Koussevitzky teria por exemplo dito "Este jovem é novo Koussevitzky" foi quase natural que Bernstein assumisse a direcção da Orquestra.

Oportunidades na Amazon