sábado, 26 de abril de 2008

Nocturnos de Chopin - Segunda Parte

No primeiro post que fizemos sobre os nocturnos de Chopin concentramos a nossa atenção sobre os três que compõem o Op. 9. Hoje vamos falar-vos dos três que compõem o Op. 15.

Deste conjunto o mais famoso é sem dúvida o ultimo mas vamos por partes. O Primeiro dos nocturnos do Opus 15 é em Fá maior (andante Cantabile). Este Nocturno começa com uma parte muito calma e serena para depois termos uma parte central tempestuosa que espalha uma série de dúvidas para depois a reexposição nos voltar a acalmar. esta peça foi dedicada a Ferdinand Hiller compositor alemão.

Oiçam aqui o pianista hungaro Sandor Falvay (nascido em 1949 em Ozd e aluno de Mihály Bächer na Academia Liszt em Budapeste 1967).

O segundo nocturno deste opus, o nocturno nº5 em Fá Sustenido Maior é também bastante popular. É um nocturno todo ele bastante doce sem grandes tempestades. Muito calmo. Este nocturno também foi dedicado a Ferdinand Hiller. Oiçam aqui o grande pianista Józef Hofmann numa interpretação notável.

O terceiro nocturno Op. 15 , o nocturno nº6 em Sol Menor (Lento) é provavelmente o mais conhecido. Trata-se de uma composição quase religiosa na sua concepção de uma pureza total. Infelizmente (ou felizmente) é uma peça utilizada no ensino pelo que me foi impossível encontrar um grande pianista a interpretar esta peça. Fiquem assim aqui com um aluno ... (bold devido a anterior erro em género :-))

Oportunidades na Amazon