sábado, 22 de agosto de 2009

Robert Schumann (1810-1856) - Segunda Parte

Poderão ler a terceira parte desta biografia neste outro post.

Poderão ler a primeira parte desta biografia de Robert Schumann aqui. Chegamos então aos anos mais felizes da vida de Schumann aqueles em que após uma longa batalha legal com o pai de Clara, Wieck que inclusivamente não se coibiu de chamar bêbado ao compositor.

Devido às artes de protelação em que se tornou mestre Wieck conseguiu adiar qualquer decisão até 1841 altura em que o tribunal acabou por decidir a favor de Schumann tendo por essa altura Clara atingido a maioridade.

Esse ano 1840-1841 é chamado "Lieder yahr" ou o "ano das canções" numa tradução um tanto livre. O facto é que durante este período Schumann praticamente apenas criou este tipo de composição, num total de mais 150 obras. As razões para esta quase exclusividade não são totalmente claras sendo possivelmente uma mistura de vários factores. Em primeiro lugar uma razão financeira. Este era o género mais facilmente vendável e Schumann precisava de provar que podia ter uma vida estável. Em segundo lugar este também era o género em que Schumann estava mais próximo do papel de poeta.

Aliás é curiosos que Schumann considerava em termos estéticos que era indispensável um grande poema para uma grande canção e que a música desse ponto de vista era "apenas" um suporte uma espécie de catalisador das emoções do poema.

É difícil distinguir desse período algumas obras porém o Op. 24 LiederKreis (Textos de Hein), o Op. 39 Liederkreis (textos de Eichendorf), Frauenliebe Op. 42 (textos de Chamisso) ou DietcherLiebe op. 48 (textos de Heine) são algumas das composições de que falaremos mais tarde.

Por agora propomos que oiçam Seit ich ihn gesehen (Since I saw him) do Op. 42 pela interprete Lorraine Hunt Lieberson acompanhada por Julius Drake (piano).

Since I saw him
I believe myself to be blind,
where I but cast my gaze,
I see him alone.
as in waking dreams
his image floats before me,
dipped from deepest darkness,
brighter in ascent.

Oportunidades na Amazon