segunda-feira, 30 de junho de 2008

As pesquisas interessantes da semana

Esta semana mais uma vez resolvemos investigar as pesquisas que trouxeram pessoas ao nosso site e mais uma vez encontramos algumas dúvidas interessantes. Hoje temos essencialmente pequenas dúvidas teóricas.

"chopin op 10 n 3 que significa op?" : Op. é a forma abreviada da palavra em Latim "Opus" e que significa Obra. Op. 10 significa assim a décima obra publicada do autor. Número 3 significa que foi a terceira na publicação referenciada.

o que é pianoforte? : O antecessor do piano que conhecemos hoje.

"o que é concerto grosso": Forma de concerto do período barroco em que uma peça é tocada por um pequeno grupo de solistas (os "Concertinos") e a orquestra toda (o "Repieno").

o que significa allegro assai, andante nas músicas clássica : Ambos os termos referem-se a uma medida do tempo em que as composições devem ser tocadas. "Andante significa "ritmo de passeio" 76-100 bpm (batimentos por minuto). Allegro Assai é um ritmo mais rápido. Allegro significa entre 120 a 168 bpm. No que diz respeito ao modificador Assai alguns pensam que se trata de uma palavra que modera o andamento - Assai significando nesse caso Moderado outros pelo contrário pensam que Assai significa "mais" sendo nesse caso uma indicação para interpretar perto do limite máximo. O próprio Beethoven por exemplo não foi sempre consistente na utilização do modificador. A música clássica embora seja "precisa" não deixa de dar algumas liberdades próprias das artes ...

"Quero ouvir musica orquestra de viola": Vamos supor que estamos a falar de viola de corda dedilhada e não viola de arco. Para começar tente "Concerto de Aranjuez", uma espécie de homenagem à Espanha em Festa com merecido título de ontem (e que me deixou muito feliz - venceu o futebol espectáculo). Pode ouvir no You Tube Narciso Yepes aqui.

violinhos lisboa site oficial : O site oficial dos Violinhos , Orquestra associada à Academia de Música de Lisboa pode encontrar-se em www.violinhos.net .

Oportunidades na Amazon