sábado, 17 de outubro de 2009

Recomendações para o fim de semana 17/18 de Outubro 2009

Para além da proposta que vos fiz ontem para a Gala dos Violinhos no Domingo às 16h no Palácio Foz aqui ficam outras sugestões ...

Começamos como é costume pelo sul do país com uma proposta para Terça-Feira dia 20 de Outubro às 10:30 (é uma sessão didáctica/pedagógica). Teremos no Auditório Municipal de Portimão o "Super Barbeiro" de Gioachino Rossini pela Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro Armando Vidal. Serão solistas Ana Paula Russo (soprano), Fernando Guimarães (tenor), Luís Rodrigues (barítono), Bruno Pereira (baixo-barítono). Para mais informações não deixe de visitar o site da Orquestra do Norte.

Um pouco mais a norte em Évora teremos no dia 18 de Outubro  um concerto interessante de música para bébés adequadamente apelidado Bichofonia Concertante - Opus 1 Formiguinha. este concerto terá lugar ás 11h no Teatro Garcia de Resende. Para mais informações sobre eventos de música em Évora não deixe de visitar o site da Eborae Música.

Já na zona urbana da grande Lisboa mais precisamente em Almada teremos o Coral Canto Novo no Solar dos Zagallos. Será no Domingo dia 18 de Outubro às 16h, a Entrada é livre. Relembramos (porque já falamos em outras ocasiões deste coro) que o seu objectivo é promover o conhecimento da música portuguesa em particular de Fernando Lopes-Graça  e Eurico Carrapatoso.

Os leitores mais regulares desta rubrica semanal sabem que não costumo falar aqui dos concertos da Gulbenkian com algumas excepções pontuais. Como já referi várias vezes não é obviamente pela falta de qualidade dos mesmos ou por qualquer outro tipo de segregação antes pelo contrário. É simplesmente porque se trata de concertos tão promovidos que sinceramente duvido que algum dos nossos leitores precise de ler este blog para deles ter conhecimento. De quando em vez abro uma excepção e hoje é um desses dias. Simplesmente porque se trata da execução de uma obra de um compositor português, Marcos Portugal. Será hoje Sábado às 20h e será interpretada La Zaira numa primeira vez em audição moderna em versão de concerto sobre a direcção de Jorge Matta.

Ainda na zona de Lisboa mais precisamente no Auditório Municipal Ruy de Carvalho em Carnaxide teremos
um recital de Piano por Dmitriy Onishchenko (laureado do concurso Vianna da Motta). Será às 18h e a Entrada é Livre. No programa - bastante variado - teremos obras de Mozart, Beethoven, Brahms, Schumann e Prokofiev.

Viajando para o Norte teremos a Orquestra do Algarve, dirigida pelo Maestro Osvaldo Ferreira em Santarém no Teatro Sá da Bandeira num concerto intitulado "Músicas do Mundo - A América do Sul" onde serão interpretadas obras de Carlos Gomes - "Sonata para cordas em Ré Maior", Alberto Ginastera - "Variações Concertantes para Orquestra de Câmara", Guerra Peixe (1914-1993) com arranjos de Clóvis Pereira - "Mourão". Será no Domingo às 17h.

Mais a norte, mais precisamente em Aveiro que volta assim a estas recomendações teremos no Teatro Aveirense o Quarteto Lacerdade que continua a sua apresentação das obras de Haydn para Quartetos de Cordas. Será na Segunda-Feira dia 19 de Outubro 2009 às 21:30. Serão interpretados os "Quarteto em Mi bemol maior, op.17 Nº3",  "Quarteto em Mi bemol maior, op.50 Nº3" e o "Quarteto em Sol maior, op.64 Nº4".

Ainda mais a norte mais precisamente em Viseu teremos um recital de piano no Teatro Viriato pela pianista Rita Namorado. Será no Sábado 17 às 21:30 sendo interpretadas obras de  Mussorgsky e Scriabin e Luís de Freitas Branco.

Finalmente na Casa da Música do Porto teremos um Recital de Piano por  Denis Matsuev, vencedor do concurso Tchaikovski no Domingo às 18h.

Oportunidades na Amazon