domingo, 8 de março de 2015

Três compositoras "ignoradas" no dia internacional da mulher

Hoje no dia internacional da mulher resolvi falar-vos de três compositoras ignoradas porque ao seu tempo não era concebível que uma mulher pudesse fazer certos trabalhos. Desde aí avançamos bastante mas para ser totalmente franco estamos ainda longe de uma total igualdade face ao trabalho por exemplo.

Por essa razão este post deve ser entendido não como "estão a ver antes estávamos tão mal que agora já está tudo bem" mas antes como um "exemplos como estes ainda existem, menos visíveis mas talvez por isso bem mais perniciosos".

E quem são estas três mulheres ? Bem uma é irmã de um famoso compositor e duas esposas compositores. O que é elas compuseram ? Bem não se sabe exactamente (com excepção da Clara Schumann de que existem algumas poucas obras assinadas com o seu nome) precisamente porque não era concebível que isso pudesse acontecer ...

A primeira Anna Magdalena Bach é a mais polémica das três. Na verdade há poucas provas positivas que apontem para uma acção mais "relevante" do que ser simplesmente a copista e revisora de Bach embora alguns estudiosos tenham detectado algumas inconsistências que poderiam levar à conclusão que na verdade Anna poderia ter sido mais do que isso ...


Já relativamente a Fanny Mendelssohn irmã de Felix Mendelssohn não existe tanto mistério ... Existem obras compostas e publicadas sobre o nome do irmão (precisamente porque na altura uma mulher compositora era algo "esquisito" e até inaceitável . Existe aliás um paragrafo do próprio irmão que é revelador (e o irmão até a apoiava no seu desejo de compor) do sentimento da época:



Uma das obras mais conhecidas e interpretadas da compositora um trio para piano em Ré Menor



Por fim a mais conhecida das três Clara Schumann , esposa de Robert Schumann e a única que verdadeiramente conseguiu ainda em vida algum reconhecimento enquanto artista embora muito mais enquanto pianista (certamente um dos grandes de sempre - pese o facto da ausência de gravações tornar esta afirmação dependente das memórias escritas da época). Para ilustrar o seu talento resolvemos mostrar-vos o seu concerto para Piano e Orquestra Op. 7 de 1836. Uma obra verdadeiramente magnifica e que mereceria muito mais reconhecimento.



Oportunidades na Amazon