domingo, 23 de maio de 2010

Post nº 1000 - Os vossos comentários a este blog (Parte 25: 1 a 15 de Abril de 2009)

No dia 1 de Abril dizíamos aos nossos leitores que estava a decorrer a eleição do blog do mês no Cotonete e que este vosso blog estava na corrida (by the way bão ganhamos :-(). Em resposta dizia Pianoman. "O blogue "Portugal Underground" estava com 70 e tal por cento e este blogue tinha menos de 1%. Estou a tentar dar uma ajuda e o DQNGdMC já vai em quase 50%. Mas ainda a noite é uma criança." Geocrusoe por seu lado dizia: "já votei... mas não prometo frequência, mas vou tentar dar uma mãozinha ;)". Por seu lado Gi comentava: "Desculpe, Fernando, mas o que interessa uma votação em que a mesma pessoa pode votar quantas vezes quiser, desde que tenha tempo e paciência?". Bom na verdade não serve para muito a não ser para aumentar o tráfego do site que faz a votação ... ou para testar a perseverança dos leitores :-) como respondi na altura. Gi: Teste à perseverança dos leitores ? Quem tem os leitores mais teimosos ganha ? Mas concordo consigo, não gosto muito do sistema. A questão é que é muito dificil controlar e logo penso que se preferiu abrir por completo. Note que a decisão não é minha ...

Ainda no dia 1 de Abril de 2009 pregamos uma partida aos nossos leitores. Dissemos-lhes que Sarah Chang tinha perdido o violino. Claro que os nossos leitores não se deixaram enganar a primeira a comentar foi Gi que nos disse: "Feliz 1º de Abril, Fernando :-)". Pianoman por seu lado dizia : "como alguém disse uma vez no meu blogue: "LOL ... Sim sr. excelente dia para fazer uma descoberta dessas :-)" hehehehe". Mário (aka Pulga da Areia) por seu lado interrogava-nos: "mmmmm...não é peta do 1 de Abril ? :-D". Claro que era Mário e inventada por nós ainda por cima vejam bem a nossa desfaçatez. mdsol comentava assim: "hummmmmmmmmmmmm Bem bolada. eheheheh. Ficava bem n concurso do branquinho :))". No dia seguinte repusemos a verdade neste post ...

A 3 de Abril mdsol comentava sobre uma actualização da votação do nosso concerto preferido : "Ulha ulha, O Bet vai à frente! :)))"

No dia 4 de Abril Moura Aveirense fazia o infelizmente (por falta de atenção minha refira-se) habitual comentário sobre as recomendações da semana: "E em Aveiro ?!? ;)" (neste caso Aveiro era um link para uma sugestão complementar).

Ainda no dia 4 de Abril pedia a ajuda dos leitores para a compilação da lista de concertos de piano que iria a votação assim que terminasse a votação para o Violino. Claro que Pianoman disse de imediato : "A lista do outro blogue parece-me bem. Eu sugeria apenas que se incluísse apenas 1 concerto por compositor, fazendo talvez uma pequena excepção a Mozart (incluindo 2) devido à sua extensa produção e qualidade. Talvez o No.20 e 24? Assim, dos 2 de Chopin, eu incluiria apenas 1 (o 1º) e (que dor no coração) dos 5 de Beethoven escolheria o 5º, pela sua maior divulgação apenas. De Rachmaninoff apenas o 2º, de Liszt apenas o 1º, etc...
Na mensagem seguinte posso enviar então a minha sugestão de lista." promessa que cumpriu de imediato com a seguinte sugestão :
"Haydn - Hob.XVIII:11 (Ré Maior)
Mozart - 20 e 24
Beethoven - 5
Chopin - 1
Mendelssohn - 1
Liszt - 1
Schumann
Brahms - 1
Grieg
Tchaikovsky - 1
Rachmaninoff - 2
Ravel (em Sol)
Prokofiev - 3
Shostakovich - 1
Bartók - 3
Aqui deixo, assim, uma lista com 16 concertos que pode ser completada com algum que seja "imprescindível". Eu até sugiro o 3º de Beethoven que me está aqui a doer o coração por o ter deixado de fora...e o 4º...pois...ok. Isto é mesmo difícil. Pode sempre introduzir, por exemplo, o Gershwin e o Saint-Saëns que eu retirei. Outras possibilidades são: Vianna da Motta, Villa-Lobos, Kabalevsky, entre muitos outros. A lista foi feita tendo em conta o que o Fernando pediu: evitar obras "mais difíceis"." No dia 24 de Abril Luís Henriques diria "Eu, pessoalmente, iria para o Concerto em Ré menor BWV 1052 de Bach, Concerto em Sol de Ravel, Concerto N.º 3 de Bartók e o Concerto N.º 3 de Bomtempo."

No dia 7 de Abril Gi dizia : "Olá Fernando, acabei de votar nos meus concertos para violino preferidos. Aproveito para lhe agradecer este pretexto para conhecer mais uma série de obras muito bonitas. Claro que também espero participar na votação dos concertos para piano."

No dia 9 de Abril Tinta Azul perguntava: "Fernando, Não se pode votar em mais que um? É que não sei mesmo de qual gosto mais mais. :)". Sim, Tinta Azul pode-se sempre escolher mais do que um ... Neste blog optamos sempre por essa forma de votação.

A 11 de Abril publicávamos os resultados finais da votação do nosso concerto para violino preferido e mdsol dizia : "Parabéns pelo êxito do concurso! :)))))))))". O Coro Vox Maris dizia : "Muito elucidativo este inquérito ! Parabéns pelo excelente trabalho ! A TODOS OS QUE APRECIAM A MÚSICA CLÁSSICA O CORO VOX MARIS DESEJA UMA PÁSCOA FELIZ !" Finalmente Gi complementava: "Foi bem divertido, Fernando, parabéns. Como já disse, aproveitei para conhecer peças que desconhecia. Venha lá o concerto de piano preferido :-)"

E como Gi pedia essa votação para o concerto de piano preferido veio no próprio dia 11 e logo com o protesto de Mário que nos manifestava o desagrado por apenas haver uma obra de Brahms a votação: "Antes de mais, um PROTESTO ;-) - Então Mozart e Beethoven têm mais que um concerto (e muito bem), e essa obra prima absoluta que é o nº 2 de Brahms está ausente????? NÃO VOTO ! Bem, talvez vote, mas há na lista coisas bem menos indispensáveis... Desculpas pelo desabafo Brahmsiano. Mário"

A 14 de Abril Pianoman encerrava os comentários deste período corrigindo uma das nossas afirmações ao confundir o pai Varela Cid com o seu filho ... arghhhh : "A pesquisa do ponto 8 foi referente ao PAI (Lourenço) do "controverso" pianista (Sérgio)"

Oportunidades na Amazon