sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

François-Joseph Gossec (1734 -1829)

Interrompendo hoje a série reservada às sinfonias de Beethoven, quero dar-vos tempo para se reporem emocionalmente depois da Terceira Sinfonia dos dois ultimos dias hoje vou falar-vos brevemente de um compositor do período clássico relativamente desconhecido apelidado o músico da revolução por ter composto e dedicado inúmeras obras à Revolução Francesa. Depois da queda de Napoleão Gossec viveu tempos dificeis quando o conservatório de que tinha sido um dos grandes impulsionadores foi fechado por Luis XVIII.

A sua extensa produção sinfónica é relativamente desconhecida no entanto poderão reconhecer uma das suas peças "Gavotte" (que é uma dança palaciana para quem não sabe) dado que é utilizada em alguns desenhos animados da Warner Brothers e também no método de ensino Suzuki para violino.

E pasme-se encontramos uma interpretação de um grande violinista desta mesma Gavotte.
Vejam aqui Mischa Elman (1891-1967) a interpretar primeiro uma obra de Dvorack e depois a Gavotte de Gossec (começa por volta do quarto minuto mas se querem a minha opinião oiçam tudo que a peça de Dvorack é ela também deliciosa).

6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu excelente blogue que descobri através dos seus posts no Plaxo Pulse.
    Fantástico.
    Cumprimentos
    Paulo Gonçalves Marcos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo. Vi no seu perfil que gosta da Sinfonia do Novo Mundo. Obra fantástica claro. Um dia falaremos dela e de Dvorack. Recomendo que veja, se não conhece o programa (Musica para jovens) em que Bernstein fala sobre essa sinfonia. Volte sempre, é muito bem vindo, claro !

    ResponderEliminar
  3. Se calhar o Rei fechou o Conservatório por Gossec ser belga...

    ResponderEliminar
  4. José: Pois se calhar foi por isso. Talvez também por causa das várias sinfonias dedicadas à revolução que ele escreveu ou pelo facto do conservatório nacional ser visto como um centro de revolucionários criação que era destes ... Enfim certamente maus fígados do Rei :-)

    ResponderEliminar
  5. Já viu este site? É fantástico. Pode-se seguir a partitura ao mesmo tempo que se ouve. http://www.keepingscore.org/flash/beethoven/index.html

    ResponderEliminar
  6. Artimanha: Sim conheço o site. É verdadeiramente fantástico. Irei fazer um post só sobre ele porque acho que é um excelente exemplo de como se podem utilizar os meios interactivos para ensinar.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon