quinta-feira, 11 de março de 2010

Afinal nunca ouvimos realmente a Sonata "Ao Luar"

Tínhamos falado desta peça do Op. 27 neste post . Porém aparentemente nenhum de nós terá efectivamente ouvido esta Sonata como Beethoven a imaginou. Este artigo de Jan Swafford da revista Slate discute as diferenças entre os pianos de hoje e da época de Beethoven em termos de sonoridade ...

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #09)

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2010 - #09)
  1. 5 dança húngara brahms significado : No que diz respeito às danças húngaras elas são exactamente 21 e são a primeira obra sem número de opus do conjunto de composições de Brahms. Não creio que tenham algum significado. A nº5 é sem dúvida a mais conhecida das 21. Este conjunto de obras foi muito interessante para Brahms do ponto de vista económico embora o compositor não as considerasse como trabalho original mas antes adaptações.
  2. benjamin zander : Director Musical da Orquestra Filarmónica de Boston nascido a 9 de Março de 1939, um dos grandes discípulos de Britten e sem dúvidas um dos grandes comunicadores vivos. Um dos inspiradores deste blog passe a comparação implícita. Se ouvirem este vídeo perceberão ... E para quem esteve no Porto e ouviu a nona assim cantada pelo público com Zander a dirigir mais facilmente perceberá a sintonia total ...
  3. data de nascimento de tchaikovsky: De vez em quando surge esta questão. É um dos compositores de que sei o dia de nascimento de cor por coincidir com a data de nascimento do meu filho: 7 de Maio. Tchaikovsky nasceu assim a 7 de Maio de 1840.
  4. estudos de chopin: Estamos no ano do compositor por isso é natural que surjam estas pesquisas ... Podem ler o nosso post : Chopin - Estudos.
  5. joão luis torres prada e silva : O autor de um dos blogs que costumava ler com alguma frequência. Infelizmente tem agora acesso restricto.
  6. marcia religiosa charles gounod : Não consigo perceber o que este leitor pretendia encontrar. Gounod era efectivamente um homem muito religioso e que compôs bastante música sacra, entre a qual a célebre Avé Maria sobre um prelúdio de Bach assim como vários oratórios. A marcha pontifical que serve como hino do Vaticano foi  o mais próximo dos desígnios do nosso leitor que eu consegui encontrar . Podem ouvir esta composição aqui (assim como uma história mais detalhada sobre as circonstancias da sua criação)
  7. mozart - 41ª sinfonia: "jupiter" ; download : Da 41ª primeira sinfonia de Mozart (K 551 ou Jupiter), sim estamos mesmo a falar de mais de 40 sinfonias, falamos aqui. Quanto a downloads estamos falados aqui não há.
  8. sergio charrinho masterclass 2010 : Sergio Charrinho é um Trompetista que ouvi recentemente na "História de um Soldado" de Stravinsky no Museu do Oriente. Membro da Orquestra Metropolitana e professor da Academia Superior de Orquestra. Não consegui encontrar nenhuma masterclass em 2010 ... mas se alguém conhecer data e local diga ...
  9. tilia schubert : Uma das canções do ciclo Winterreise de que já falamos. Podem ler o post aqui.
  10. óperas vivaldi : Numa altura que iniciamos uma nova sequência sobre a ópera romântica não podemos deixar de responder a esta questão. Na verdade apesar de ser essencialmente conhecido pela sua música instrumental Vivaldi compôs efectivamente um número elevado embora indeterminado de óperas.
    De todas as suas obras chegaram aos nossos dias 20 em vários graus de conservação (umas mais totais do que outras). Para quem queira ter uma ideia do estilo destas obras recomendamos fortemente que vejam um vídeo sobre o disco Vivaldi Heroes de Philippe Jarousky. O disco está à venda na Amazon (para vossa comodidade e meu pequeno beneficio podem utilizar o banners à vossa esquerda).


Pesquisas Recorrentes
  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Sonata Appassionata: Esta obra de que falámos neste post foi na altura uma autêntica revolução na composição para piano tirando o máximo partido da versatilidade e capacidade sonora dos novos instrumentos. O nome não foi escolhido por Beethoven
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista
Algumas Estatísticas

Tivemos estas duas semanas 394 visitas de 16 países diferentes das quais 281 de Portugal, 84 do Brasil e 7 da Alemanha que assim volta a este terceiro lugar. Lisboa com 88 visitas foi a cidade com maior número de visitas em segundo lugar ficou o Porto com 65 visitas e finalmente em terceiro o Rio de Janeiro com 11 visitas (de volta a este lugar muito tempo depois).

Destas 66 foram directas, 99 foram através de sites de referência enquanto 196 foram de motores de pesquisa. 25 visitas vieram do feedburner enquanto nesta semana temos tido em média 21 leitores por dia que nos lêem através de feeds (de um total médio de 249 subscritores). Isto significa que o número total de leitores deverá ter sido 541 (feeds + visitas "normais").

O conteúdo mais popular lido através dos feeds foi o post referente às pesquisas da semana passada  posts tendo sido lido por 28 vezes e gerado 21 visitas ao blog propriamente dito.

No que diz respeito ao conteúdo mais popular no blog durante estas duas semanas o post mais lido foi a nossa lista de violinistas que foi lida por 24 vezes.
Reblog this post [with Zemanta]

Oportunidades na Amazon