segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana

Esta semana das 394 visitas que chegaram a este site vindas de uma pesquisa num motor de busca seleccionamos estas 10 (eu sei que é uma pequena percentagem mas é o que se pode fazer ... ).

Em primeiro lugar temos não dez mas sim onze porque a primeira "letras das canções de edith piaf " é uma pesquisa que gostaríamos de redireccionar para o nosso outro blog "Canção Popular" que aos poucos começa a ganhar forma ... Se quiserem uma letra em particular vão até lá e perguntem ... sem timidez.

Quanto à origem dos nossos visitantes a título de curiosidade no díalogo Portugal - Brasil manteve-se vencedor Portugal com 340 contra 277. A França continua a ser um muito distante terceiro com 19. Sim a matemática diz-nos que 340+277 > 394 porque algumas visitas vêm de outras fontes que não a pesquisa ... Quanto a cidades foi por pouco mas São Paulo (Brasil) recuperou a segunda posição com 44 visitas contra 43 da invicta cidade do Porto. Lisboa mantém-se em primeiro lugar com 145 visitas.

1. sonda espacial bach : Que linda pesquisa. Bach merecia sem dúvida uma sonda com o seu nome mas creio que não existe. Tal como também penso não existir nenhuma Galáxia, Estrela ou Planeta com o seu nome, outra injustiça (aliás penso que não existe para nenhum músico mas posso estar enganado) porque mais celestial do que Bach é difícil. Se algum(a) astrónomo souber de algum dado que contradiga o que estou a dizer que nos deixe saber ... Sinceramente estou a escrever de memória e não me lembro de ter visto alguma vez um corpo celeste com nome de Bach. Porém creio que esta pesquisa se referia à sonda Voyager 2 esta sim com algo de Bach no seu interior conforme podem ler aqui.

2. nicolo paganini compositor clássico : Na realidade Paganini pertence ao período romântico. Falámos deste compositor aqui.

3. qual e o andamento da obra quatro estaçoes: Bem na verdade as Quatro Estações têm vários andamentos. Para ser mais preciso cada "estação" é na verdade um concerto por si só contendo cada um deles três andamentos. Cada um dos concertos segue a disposição "clássica" de um concerto, isto é andamento rápido (tipicamente um Allegro) - Andamento Lento (Andante ou Adagio) e finalmente de volta a um andamento rápido (de novo Allegro). Pode ler aqui os poemas que eram lidos antes da interpretação de cada um dos concertos e pode também ouvir a Primavera, Verão, Outono e Inverno.

4. grappelli menuhin blogspot : Grapelli e Menuhin são dois dos grandes violinistas do século XX. Faz todo o sentido falar deles em conjunto já que embora de "planetas" diferentes do Jazz à Clássica tocaram algumas vezes juntos e têm mesmo discos editados em conjunto. Ouçam aqui um dos seus momentos em conjunto, talvez o mais célebre. Se gostam do som de Grappelli talvez um dos sons mais naturalmente belos então proponho-vos também este outro momento com Django Reinhardt em Minor Swing.

5. Chopin Nocturnos : Fizemos uma série sobre os nocturnos de Chopin que começamos com este post.

6. violoncelo e chopin : Chopin compôs muito pouco para outros instrumentos que não o piano. Curiosamente como dissemos aqui a sua ultima obra publicada foi precisamente uma sonata para Violoncelo e Piano.

7. suggia :A propósito de Violoncelo uma das outras pesquisas da semana foi sobre Guilhermina Suggia. Fizemos um especial sobre esta nossa violoncelista aqui.

8. eire trio : Grupo português de música de câmara formado por Flávio Azevedo (Violino), Rui Leal(Contrabaixo) e Eleonor Picas (Harpa).

9. livro da história de shinichi suzuki : Existem uma série de livros escritos por Shinichi Suzuki entre os quais o mais famoso é Nurtured by Love. Existem também algumas biografias como por exemplo Shinichi Suzuki: Man of Love by Masaaki Honda.

10. grandes orquestras sinfónicas : Esta pergunta tem aparecido com alguma frequência pelo que provavelmente vamos colocar um link para as listas que compilamos . Fizemos uma lista para a Europa aqui e uma lista para os Estados Unidos aqui.

Oportunidades na Amazon