domingo, 24 de fevereiro de 2008

Johann Adolph Hasse (1699 - 1783)

Vida

Johann Adolph Hasse foi um compositor alemão conhecido no seu tempo pela sua incrível produção de óperas tendo composto mais de 60 óperas. Foi um dos últimos alunos de Scarlatti em Nápoles onde esteve entre 1720 e 1730.

Em 1730 voltou à Alemanha mais precisamente a Dresden para ocupar o posto de Kappelmeister depois de ter casado com a soprano Faustina Bordoni em Veneza onde esteve algum tempo incluindo o Carnaval quando foi estreada a sua ópera Artaserse.
Esta ópera é especialmente relevante pois ela marca o inicio da sua colaboração com o libretista Metastasio. Um dos papeis foi interpretado por Farinelli que terá cantado duas das àrias desta opera todos os dias durante dez anos ao Rei Filipe V de Espanha. Podem aqui ouvir uma destas duas àrias interpretadas por um cantor lírico mexicano ...

A sua estadia em Dresden foi muitas vezes interrompida para deslocações a Veneza onde tanto ele como a sua esposa eram imensamente populares.

No final da sua vida viveu em Viena entre 1764 e 1773 tendo no entanto mantido o seu hábito de se deslocar regularmente a Veneza. Porém o estilo das suas óperas estava já nessa altura a ser secundarizado por Gluck e desta forma Hasse resolveu voltar a Veneza onde viria a falecer dez anos depois. Nos ultimos anos da sua vida dedicou-se ao ensino e à música sacra que de certa forma paradoxalmente são hoje as suas obras mais vezes executadas.

Obra

Após a sua morte a maioria da sua obra operática caíu no esquecimento, em grande parte devido à reforma conduzida por Gluck como já referimos.

Não obstante a obra de Johann hasse é digna de registo na consolidação do género Opera Séria no final do século XVIII. Seguiu regras de composição bastante rigorosas em que cada tonalidade correspondia a um determinado estado de espírito mas às quais não faltava inspiração e sobretudo em grande parte graças à sua colaboração com Metastasio desenvolveu aos poucos um muito maior respeito pelo libretista o que contribuiu de forma decisiva para a evolução do género operático.

Oiçam por exemplo este moteto como um excelente exemplo da música sacra que compôs.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon