segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Beethoven - Sinfonia nº 2, Op. 36 em Ré Maior

A segunda sinfonia de Beethoven foi escrita entre 1801 e 1802 e foi a ultima composição do que se convencionou chamar o primeiro período. Este período termina como dissemos no texto em que falamos da primeira sinfonia, com o reconhecimento por Beethoven da sua crescente e irreversível surdez.

A Sinfonia, em Ré Maior foi dedicada ao príncipe Carl Lichnowsky tendo sido em grande parte escrita durante o verão de 1802 em Heiligenstadt perto de Viena. Curiosamente data também do fim desse verão o famoso "Testamento" de Beethoven para os seus irmãos, tão cheio de desespero e de angústia. Porém nada desses sentimentos transparecem na segunda sinfonia.

O manuscrito original da segunda sinfonia perdeu-se (tal como aliás o da primeira) porém existem vários esboços encontrados em blocos de apontamentos que Beethoven utilizava para anotar ideias à medida que lhe iam surgindo.

A segunda sinfonia de Beethoven é em relação à primeira um passo bastante grande na definição de um novo estilo sinfónico não tanto por existirem novas ideias mas sobretudo pelo desenvolvimento na dimensão e na profundidade das mesmas.

Exceptua-se deste raciocínio à coda do ultimo andamento que essa sim é de um novo mundo.

O primeiro andamento (Adagio molto — Allegro con brio) começa tal como na primeira sinfonia com uma introdução que embora mais longa ainda não possui propriamente a extensão e desenvolvimento que iriam caracterizar as futuras sinfonias de Beethoven.
Pode ouvir este primeiro andamento dividido em duas partes aqui e aqui.

O segundo andamento (Larghetto) que o seu aluno Ferdinand Ries diz ser quase Andante é um dos mais longos andamentos lentos das sinfonias de Beethoven. Deste andamento Hector Berlioz diz que é um "chant pur et candide, exposé d’abord simplement par le quatuor, puis brodé avec une rare élégance, au moyen de traits légers dont le caractère ne s’éloigne jamais du sentiment de tendresse qui forme le trait distinctif de l’idée principale" Pode ouvi-lo aqui.

O terceiro andamento (Scherzo: Allegro)rompe definitivamente com a existencia de um minueto como um dos andamentos de uma sinfonia (já na primeira sinfonia Beethoven tinha ameaçado). Podem ouvir este andamento aqui.

O quarto andamento (Allegro molto)é de uma energia transbordante. E embora o final hoje nos pareça "normal" na altura foi algo de absolutamente extraordinário. Podem ouvir este andamento aqui.

6 comentários:

  1. Que "desconcerto"... o meu!

    que nada percebo de música clássica!

    :)

    beijocas
    dia muito feliz!

    ResponderEliminar
  2. Sa.ra - Quando se ouve música com o coração não há nada que perceber. Basta deixar-se ir e gostar ... o perceber vem depois, muito depois.

    ResponderEliminar
  3. José: Obrigado pelo elogio. Sinceramente não está como gostaria mas fica para uma segunda volta ...

    ResponderEliminar
  4. Para a sa.ra:
    Que tal assistir ao curso livre
    "O código dos músicos":
    Introdução aos principais conceitos da escrita e da linguagem musical.
    Gulbenkian, 1 e 8 de Abril, 18:30.
    Duração: 4 horas. Custo: € 20.
    Orientadora: Cristina Brito da Cruz.

    Do texto do programa do projecto educativo...
    "Quando os músicos falam de música usam termos que às vezes nos causam dúvidas, mas que afinal podem ser muito simples. Sabias que um som se pode caracterizar pela altura, pela duração, pela intensidade e pelo timbre? O que são a melodia e o ritmo? E o que são a harmonia e o contraponto? Porque é que não é correcto chamar “tema” a uma peça de música? Há diferença entre orquestra sinfónica e filarmónica? Porque é que os andamentos de uma obra têm nomes
    italianos, como Allegro, Andante ou Presto? Afinal, o código dos músicos, que à distância parece impenetrável, pode ser fácil de aprender e de utilizar e ajuda-nos a compreender melhor as obras musicais que mais amamos."

    http://www.musica.gulbenkian.pt/descobrir/

    ResponderEliminar
  5. João: É na verdade uma excelente sugestão. Aliás é tão boa que provavelmente eu próprio vou utilizá-la isto para além de ir fazer um destaque permanente no blog. Boa ideia, faz todo o sentido para este blog. Embora conheça o programa da Gulbenkian nunca me tinha ocorrido isto. Shame on me.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon