No dia de Natal pensamos que seria interessante revisitar a obra Messiah HWV 56 composta durante o verão de 1741 e estreada a 13 de Abril de 1742 na Irlanda embora tenha sofrido várias revisões até à versão final de 1754. Na verdade esta obra apesar de ter sido um sucesso foi escrita numa altura em que a carreira de Handel atravessava um mau período. Foi uma obra redentora e é também com Water Music uma das poucas que goza hoje de fama mundial.
A obra apresenta a visão cristã do Messias num libreto em três actos escrito por Charles Jennens no final de 1739. A obra é dividida em três actos sendo a maior parte inspirada no velho testamento. Embora seja muita vezes interpretada no Natal a narrativa é muito mais centrada na Paixão e na Ressurreição do que na Natividade.
Do primeiro acto A Natividade escolhemos esta ária (a terceira do primeiro acto) "Every Valley Shall be Exalted". Do segundo acto (A Paixão) só podíamos seleccionar o famoso Hallelujah que fecha precisamente este acto. Finalmente no terceiro acto (A Ressurreição) escolhemos também o coro final Amen.