quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Recomendações de Quinta-Feira de Música Clássica

Este post também é publicado no blog Folhas Pautadas de que se recomenda a leitura em particular (mas não exclusivo) do anuncio do concerto de Natal do Conservatório Regional de Castelo Branco que podem ler aqui.

Em primeiro lugar um aviso genérico. Neste período do ano existem sempre múltiplos concertos espalhados um pouco por todo o país. É impossível listá-los todos. Se por acaso conhecerem algum e quiserem deixar aqui em comentário estejam à vontade. Assim que me for possível faço a devida publicação. Estejam atentos e se souberem de algum concerto vençam a preguiça e vão ver porque já sabem, ao vivo é outra coisa.

Começando com as recomendações e como sempre ao sul, temos o "Concerto de Natal" pela Orquestra do Algarve dirigida por Laurent Wagner na Igreja de São Pedro do Mar (Quarteira). Será no Domingo 21 de Dezembro às 21h. O programa será constituído inteiramente por obras de Bach.

Ainda no Algarve teremos a Orquestra do Norte e Ensemble Vocal Pro Musica dirigidas por José Manuel Pinheiro na Igreja Matriz de Portimão. Será no Sábado dia 20 às 21:30. Serão solistas Carla Simões (soprano), Carolina Raposo (soprano), Cátia Moreso (meio-soprano), Hélder Bento (tenor), Tiago Matos (barítono) sendo a orquestra dirigida pelo maestro José Manuel Pinheiro. Serão interpretadas obras de Giovanni Battista Pergolesi e Johann Sebastian Bach.

Continuando no Algarve temos mais um «Concerto de Natal» pela Orquestra do Algarve e Solistas dirigidos por Laurent Wagner. Será no Centro Cultural de Lagos na Sexta-Feira às 21:30. Serão solistas Birgit Wegemann (Contralto), João Pedro Cabral (Tenor) e Armando Possante (Barítono).

Um pouco mais a norte, mais precisamente em Grândola na Igreja Matriz teremos o Coro de Câmara e Coro Juvenil do Conservatório Regional de Setúbal. Será no Domingo às 16h. A entrada é livre.

Em Carnaxide no Auditório Municipal Ruy de Carvalho teremos um Recital de Piano por Hideaki Oshiro. Será no Sábado às 18h. Serão interpretadas obras de Maurice Ravel e Sergei Rachmaninov.

Integrado no ciclo "Concertos em Igrejas - Natal em Lisboa" teremos na Basílica da Estrela a Orquestra Sinfónica Juvenil dirigida por Christopher Bochmann na Sexta-Feira às 21:30. Será interpretada a "Missa de Requiem" de Mozart. A entrada é livre.

Ainda em Lisboa e também na Sexta-Feira na Fundação Portuguesa das Comunicações às 19h teremos Bruno d'Espiney num recital de piano.

Na segunda-feira dia 22 a Sinfonietta de Lisboa e o Coro Ricercare estarão na Igreja dos Salesianos (Estoril) interpretando «Messa di Gloria» de Puccini pelas 21:30. Serão acompanhados por João Cipriano Martins (tenor) e Armando Possante (barítono). A Orquestra estará sobre a direcção do Vasco Pearce de Azevedo.

Agora um pouco mais a Norte o Quarteto de Cordas "Intermezzo" estará no Cine-Teatro de Rio Maior na sexta-feira dia 19 às 21:30. O quarteto "Intermezzo" é formado por Nogueira Rufo (violino) e Luis Rufo (violino), Marta Nogueira (viola-d'arco) e Sérgio Pliz (violoncelo).

Na Igreja Paroquial da Parede a OML interpretará obras de Vivaldi, Händel e J. S. Bach. Serão solistas Anna Samouil (Soprano) e Tatiana Samouil (Violino). A Orquestra seria dirigida por Christian Scholl.

Finalmente na invicta cidade do Porto teremos um Recital de Canto e Piano por Rita Moldão e Jairo Grossi no Clube Literário do Porto Sexta-Feira às 23h.

Oportunidades na Amazon