quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Música Exacta versus Música Clássica

Tinha ficado prometida esta explicação. Na verdade segundo Bernstein se procurássemos o que distingue o tipo de música de que falámos neste blog de outros tipos de música não é a qualidade (música "boa"), o ser apenas para pessoas cultas (música Erudita), o ser "séria", ou mesmo por oposição à música "ligeira" - também poderíamos tentar o adjectivo "pesada" que não seria muito gratificante :-).

Bernstein refere que na verdade nenhum destes serve e o único que reflecte a natureza intrínseca do tipo de música de que falámos é precisamente o termo "Música Exacta". Porquê ? Porque neste tipo de música o compositor explica na pauta da forma o mais rigorosa possível tudo sobre a peça naipe a naipe, instrumento a instrumento em alguns casos.

Desta forma quando uma orquestra toca uma peça de música clássica toca-a sempre da mesma forma. Bem, mais ou menos da mesma forma, porque por muito que os compositores tentem ser exaustivos há sempre "detalhes" que são deixados à interpretação do maestro. Aliás este tema é polémico e só por si merece uma série de posts que ficam prometidos para daqui a uns dias.

Estejamos mais ou menos de acordo com a liberdade de interpretação, nunca deixa de ser verdade que é a exactidão que caracteriza a música clássica que nos deveria fazer falar de música precisa em vez de música clássica :-). Nós por agora vamos manter-nos teimosamente fieis ao "Clássica".

Lembram-se do que combinamos? Combinamos que quando falássemos do tipo de música diríamos "música clássica" e que quando falássemos do período diríamos "período clássico" o que por vezes dá lugar à bonita expressão: O período clássico da música clássica é ... clássico (bom agora estávamos mesmo a brincar) ...

Para clarificar distinguem-se na música clássica os seguintes períodos (com exemplos):

- Período Medieval (500-1400) : Canto Gregoriano
- Período Renascentista (1400-1600): Josquin des Prés
- Período Barroco (1600-1750): Concerto de Brandenburgo - Johann Sebastian Bach
- Período Clássico (1750-1850): Eine Klein Nachtmusik - Mozart
- Período Romântico (1800-1900): Concerto para Piano e Orquestra Nº1 - Tchaikovski
- Período Contemporâneo (1900-1975) : Shostakovich : Concerto para Violino e Orquestra

Claro que estas datas não são exactas, existem muitas intersecções e pode-se discutir interminavelmente onde começa uma e onde acaba outra. Eu preferi dar-vos datas o mais "redondas" possíveis para que vos possam servir de referência. Á frente de cada período coloquei um link para um video no You Tube, exemplo esse que o mais representativo possível da época e também especialmente bonito e fácil.

O meu objectivo é também conseguir seduzir alguns novos ouvintes, e para os que já conhecem sabe sempre bem ouvir mais uma vez.

Fórum Municipal Luísa Todi - Paganinus

Só para relembrar os que moram na região de Setúbal que não devem perder amanhã (quinta-feira 13) ao fim da tarde (19h) no Fórum Municipal Luísa Todi a actuação dos Paganinus.

Não percam também o Blog dos Paganinus para se manterem a par de outras actuações desta orquestra. Não se preocupem no entanto que nós vamos manter-vos informados sobre os vários concertos que se forem realizando também aqui neste blog.

Aproveitamos ainda para, antecipando as sugestões de amanhã, vos convidar para virem cantar o Natal com os Violinhos na Igreja de São Domingos (na baixa de Lisboa). Domingo próximo às 16h, entrada livre. Já sabem que é um conselho de um pai babado, dêem o devido desconto, mas garanto-vos que irão saír desse concerto com uma nova alma.

Michael Barenboim - Segunda Parte

Hoje fui ouvir o segundo concerto com que Michael Barenboim terminou a integral das peças de Bach para Violino Solo. Desta vez não tive tanta sorte no lugar e não estava suficientemente perto do vidro para ter direito ao Holograma do Michael nos jardins da Gulbenkian (vejam o post de ontem para uma explicação sobre este fenómeno da física).

Achei de uma forma geral que Michael Barenboim ainda está um pouco verde para este reportório. Houve algumas falhas de interpretação e mesmo algumas falhas técnicas audíveis até para um simples amador como eu.

De qualquer forma hoje foi globalmente melhor do que ontem. Tal como ontem vou deixar-vos com algumas interpretações que vos podem mostrar o que tive a oportunidade de ouvir na Gulbenkian (bem são interpretes bem melhores, terão de dar o devido desconto :-))




  • Partita Nº 3, em Mi Maior, BWV 1006
Para ilustrar esta Partita escolhemos um outro grande Violinista - Nathan Milstein. Mais uma gravação que faz parte da história da música.







  • Sonata Nº 2, em Lá menor, BWV 1003, por Augustin Hadelich no concurso de Indianapólis (um dos concursos mais relevantes para este instrumento).






  • Partita Nº 2, em Ré menor, BWV 1004 por Anne-Sophie Mutter, não posso embeber por pedido do poster no You Tube por isso para verem este vídeo sigam este link.

Amanhã (ou melhor hoje à noite) retomaremos a explicação sobre a música clássica e porque razão a poderíamos chamar de "Exacta" e iniciaremos também a nossa visita ao período clássico.

Oportunidades na Amazon