domingo, 21 de junho de 2009

Mendelssohn - Sinfonia Escocesa (Nº 3 em Lá Menor Op. 56)

Embora os temas escoceses sejam muito presentes nesta sinfonia o compositor apenas a chamava assim entre amigos. Inspirada pela sua visita à Escócia em 1829 diz-se em pleno castelo de Edimburgo e por um concurso de Gaita de Foles !

Embora iniciada em 1829 esta sinfonia apenas foi completada em 1841 tendo sido estreada em 1842 em Leipzig e dedicada à Raínha Vitória. Na verdade Mendelssohn tinha conhecido recentemente a Raínha e tocado mesmo em privado para ela e para o principe Alberto, aliás Mendelssohn apenas dedicou a composição após ter pedido a respectiva autorização à soberana.

Musicalmente esta composição destingue-se para além da utilização de temas escoceses pelo facto dos seus quatro andamentos serem interpretados em sequência sem interrupção entre eles. Este facto foi levado às ultimas consequências pelo compositor que inclusivamente se deu ao trabalho de eliminar as indicações de tempo dos andamentos que denunciariam o seu inicio.

Mendelssohn tentou também evitar qualquer referência programática (daí  provavelmente a relutância em chamar esta sinfonia "Escocesa") mas são claras as referências geográficas e emocionais de algumas passagens.

Não obstante o esforço de Mendelssohn a marcação dos tempos passou à posteridade. O primeiro andamento (Andante con moto. Allegro un poco agitato) começa num estilo quase Haydiano numa orquestração bastante trabalhada e densa (pode ouvir aqui a segunda parte deste andamento e aqui a terceira parte).

O segundo andamento (Scherzo: Vivace non troppo) é um dos dois em que transparecem os aspectos escoceses no tema. Este andamento diminui gradualmente de intentidade até se desfazer no terceiro andamento.

O terceiro andamento (Adagio cantabile) poderia facilmente chamar-se o andamento da resignação tal é o sentimento de impotência que transmite. Algumas referências a Beethoven também tornam este andamento uma espécie de veneração do passado, saudade se Mendelssohn fosse português seria adequado.

O quarto andamento (Allegro vivacissimo. Allegro maestoso assai) volta a mostrar o caracter escocês juntando-lhe um caracter também militar. Podem ouvir aqui a segunda parte deste andamento.

Oportunidades na Amazon