domingo, 30 de novembro de 2014

Keeping Score - Com a Sinfónica de São Francisco

Voltamos hoje à nossa série de visitas virtuais mas desta vez vamos visitar uma Orquestra Sinfónica que desenvolveu um site absolutamente fantástico que nos ajuda a compreender vários aspectos da música clássica (alguns dos quais já foram aqui abordados) de forma interactiva.

Nem sei que exemplo escolher para ilustrar o post. Se a viagem nas técnicas de composição de Mahler (um compositor que aprecio particularmente e que é um daqueles injustiçados no panorama das estrelas maiores) ou então a explicação da forma de afinação dos teclados no tempo de Beethoven ou ainda sobre Beethoven uma viagem à Eroica (a terceira sinfonia). Poderia também escolher uma fantástica viagem à Idée Fixe de Berlioz ou se preferisse tempos mais modernos uma exploração do Rito da Primavera de Stravinsky.

Tanta coisa para explorar que prefiro antes não vos estragar mais a surpresa e deixar-vos o embaraço da escolha dirigindo-vos para a Página Principal do site Keeping Score . No que me diz respeito vou explorar o universo de Mahler - até já ! Como não sou de deixar um post sem música se preferirem a música sem a parte interactiva podem deliciar-se por exemplo com a Quarta Sinfonia dirigida por Abbado com a Sinfónica de Lucerna.




Oportunidades na Amazon