domingo, 4 de dezembro de 2011

Luís de Freitas Branco - As Sonatas para Violino

No blog do Valkirio soubemos da edição de um novo disco com as Sonatas para Violino de Luís de Freitas Branco. Com a respectiva autorização repetimos aqui essa excelente recomendação. A exemplo do que fizemos com outros discos portugueses no passado iremos colocar este disco em destaque aqui no blog. Merecem os músicos e compositores portugueses tudo o que pudermos fazer para divulgar a sua obra.

Esta nova gravação da Editora Naxus com Carlos Damas no Violino e Anna Tomasik no Piano pode ser adquirida em formato digital ou em CD (o formato mais recentemente editado). Comprem na forma que mais vos aprouver, mas comprem! Em formato digital são pouco mais de €6 para as duas sonatas e o Prelúdio para Violino e Piano.

O que poderemos dizer sobre estas sonatas? A primeira destas sonatas foi composta em 1907 e com ela participou num concurso de composição em que escandalizou ou júri pelo seu carácter francamente inovador para a época. Fortemente inspirada em Cesar Franck existe na sonata uma concepção integral, homogénea, que sinceramente adoro. Podem ouvir aqui o terceiro andamento pelo menos violinista (Carlos Damas),

A segunda sonata é bem mais tardia - data de 1928 - de natureza quase clássica diríamos embora introduza dentro dessa estrutura uma sonoridade própria do seu tempo e represente também uma evolução na procura da sua própria voz num balanço entre Portugal e Alemanha passando pela França onde estudou ... Não existe no You Tube nenhuma interpretação desta segunda sonata por isso tal como Valkirio proponho-vos que oiçam aqui o quarto andamento. Como o Primeiro Andamento  (excelente interpretação dos dois músicos) é qualquer coisa de memorável vou fazer um video com esse primeiro andamento desde que prometam que se gostarem compram o CD todo ...

Camarata da sinfónica Juvenil hoje à tarde na Igreja de S. Nicolau

O concerto pela camarata é às 16h e a entrada é livre. Um programa ideal para uma tarde de Domingo, entrada livre. A Igreja de São Nicolau fica na baixa (quem não souber onde é facilmente a encontra pelos Google Maps por exemplo). O parque de estacionamento mais próximo para quem for de carro é o da Praça do Município o que garante ainda um lindo passeio a pé de cerca de 10 minutos.

Um programa musical com Bach e Mozart ideal para quem ouve pouco música clássica e queira (re)começar a  ouvir.

Oportunidades na Amazon