Porquê 25? Bem por uma razão absolutamente cientifica. 10 é pouco - acreditem tentei e não consegui. 100 é demais ... poderiam ser 50 mas ... como já temos algumas listas de 25. Muito cientifico como vêm. Antes que me digam - mas e então o compositor X ou Y ? Pois listar 25 vai implicar escolha - mas será a nossa escolha e alguma democracia musculada em caso de necessidade :-) ... Não estejam descansados que neste blog não se pratica qualquer tipo de censura mesmo quando não se gosta da escolha da maioria.
Bom o processo eleitoral também vai ser altamente inovador. Vamos fazer isto numa espécie de jogo à australiana ... Vou propor-vos 75 compositores diferentes e vou pedir-vos simplesmente que comentem este post indicando o seguinte: Um compositor que tem mesmo de estar nos 25 e dois outros que pensem que não podem mesmo estar nesse grupo. Não se esqueçam que esta escolha é para pessoas que se querem iniciar à musica clássica.
Se houver um compositor que não esteja nesta lista de 75 e queiram colocar no vosso voto positivo podem fazê-lo (negativo não vale a pena por razões óbvias ... ). Podem fazer tantos grupos de 3 quantos os desejarem (até ao limite óbvio de 25 grupos) - não se esqueçam 1 Positivo 2 Negativos - sempre.
Para que servem os votos negativos ? Bom essencialmente como forma de desempate ...
A votação da comunidade será considerada vinculativa com 100 votantes diferentes ou 1000 votos o que ocorrer primeiro. Se no final do primeiro trimestre deste ano não tiver sido atingido um destes valores a comissão organizadora da votação procederá ao anuncio de uma nova fase com regras a anunciar.
A nossa lista inicial é a seguinte . Ah, antes que me perguntem - a ordem tem algum sentido ? Tem até ao nº 10 ... Até esse número seria a minha escolha num top 10 ... Depois entre o décimo e vigésimo estão outros dez de que seria muito mas muito difícil separar-me e por fim ... entre o número 20 e 25 os últimos 5 que seriam a minha escolha ... E esta será a única campanha eleitoral que o autor deste blog se permitirá.
Votação na forma de comentário . Por exemplo no meu caso votaria:
Beethoven (+) , Weber (-), Lalo (-) se quisesse votar uma segunda vez acrescentaria no mesmo comentário Bach (+) . Notem que aqui já não especifiquei os negativos que não são obrigatórios numa segunda, terceira ou quarta escolha. Os votos seguintes poderiam portanto listar apenas os restantes nomes que consideraria deverem estar nos 25 (até um máximo de 25 obviamente !).
- Beethoven
- Bach
- Mozart
- Mahler
- Brahms
- Chopin
- Tchaikovsky
- Prokofiev
- Schostakovich
- Schubert
- Wagner
- Haydn
- Schumann
- Handel
- Mendelssohn
- Berlioz
- Dvorack
- Fauré
- Liszt
- Stravinsky
- Verdi
- Sibelius
- Debussy
- Rimsky-Korsakov
- Ravel
- Pucinni
- Bruckner
- Telemann
- Saint-Saens
- Rossini
- Grieg
- Gluck
- Hindemith
- Montverdi
- Bartok
- Franck
- Vivaldi
- Bizet
- Mussorky
- Rameau
- Richard Straus
- Vaughan Williams
- Smetana
- Strauss
- Weber
- Janacek
- Couperin
- Borodin
- Corelli
- Scarlatti
- Buxtehude
- Gounod
- Lalo
- Massenet
- Chausson
- Clementi
- Glinka
- Glazunov
- Max Bruch
- Elgar
- Copland
- Satie
- Poulenc
- Rachmaninoff
- Kachaturian
- Britten
- Kodaly
- Villa Lobos
- Carlos Seixas
- Domingos Bontempo
- Joly Braga Santos
- Carl Phillipe Bach
- Piazolla
- Bernstein
Só se pode votar uma vez? Queria dar três votos a Purcell, Pergolesi e Bach e tirar seis vezes o beethoven e o Mozart.
ResponderEliminarEntão caro anónimo ... em primeiro lugar votações anónimas serão admitidas desde que cada uma delas contenha algum ponto de originalidade que me permita distinguir a mesma. Por exemplo neste seu caso ficam registados três votos positivos um para cada compositor mencionado e ainda dois negativos um para Beethoven e outro para Mozart - votos esses (negativos) que me espantam mas pronto é a sua escolha. Mais votos negativos para estes dois compositores não são possíveis tal como também não pode voltar a votar nos três já mencionados. Pode é dar votos a mais ... como pelo seu voto pressinto que é um fã do barroco diria que poderia votar por exemplo em Telemman ou mesmo Carlos Seixas por exemplo, Corelli , Couperin ou Rameau seria outras escolhas possíveis ...
ResponderEliminarCaro Fernando Vasconcelos, Sou o 6 de janeiro de 2015 às 13:27, posso identificar-me como NM, pode ser?
ResponderEliminarÉ que Beethoven e Mozart sao tão chatinhos, tão chatinhos. Ainda por cima aposto que terão muitos votos de apreço. Do Beethoven gosto do 2º movimento da 7ª, o Mozart ouve-se melhorzinho, mas mesmo assim,,. E por acaso há várias obras de Brahms de que gosto muito (as sinfonias, o requiem alemão, por exemplo) e gosto de certas coisas do Haydn.
Sim, o Barroco é outra coisa, mas salto do Barroco para o século XX, que também considero outra coisa, e onde entre os meus preferidos bem podia pôr muitas coisas dos Schostakovitch, Stravinsky, Sibelius, Debussy, Ravel, Satie (apesar de haver quem nem o ponha neste campo), Paart, Elgar, Grieg (só marginalmente do XX). E aprecio também Schonberg e Stockhausen
Ali os classicozinhos é que me entediam.
NM
Caro NM - Muito obrigado pela votação e pelos comentários. Já se viu que concordamos numa parte e discordamos em outras como é bom na arte. Voto registado !
EliminarPositivo: Bach
ResponderEliminarNegativo: Vaugham Williams, Piazzola
Entretanto, aqui segue a que seria (à data e disposição do dia de hoje) a minha lista de 25 (acrescentei Britten, Charles Ives e Ligeti) sem qualquer ordem de preferência:
Bach
Bartok
Beethoven
Berio
Britten
Charles Ives
Chopin
Debussy
Fauré
Handel
Haydn
Janacek
Ligeti
Liszt
Mahler
Mozart
Prokofiev
Ravel
Richard Straus
Schostakovich
Sibelius
Stravinsky
Tchaikovsky
Vivaldi
Wagner
Brittten ... pois esse foi um dos que tirei ... Ligeti não me atrevo a dar a minha opinião com receio de algum ataque ... Charles Ives ... enfim ... de acordo com as regras todos serão acrescentados à lista de votos possíveis.
EliminarEu colocava Mozart em primeiro e colocava Vagner em último
ResponderEliminarJCM
Obrigado pela votação JCM.
EliminarFaure +, Domingos Bontempo -
ResponderEliminarJoly Braga Santos -
Caro António Vaz Lemes não sei porquê (:-)) mas já esperava a sua votação positiva no Fauré :-) ... Partilho ! Já a negativa no Joly Braga Santos ... eu gosto muito mesmo. Mas é assim a democracia aplicada à arte :-)
EliminarDvorak e Bach têm mesmo de estar nos 25. Já que a lista abrange mais do que o período Clássico, sinto muita falta de Arvo Part.
ResponderEliminarDispensava Beethoven. Sei que isto magoa muita gente, por isso termino o meu comentário com um abraço.
Será acrescentado o Arvo Part ... Dispensar Beethoven? Bem isso não magoa muita gente ... é um verdadeiro tsunami ... mas pronto registado o voto negativo - como expliquei os votos negativos contam como forma de desempate ... se necessários.
EliminarPois é uma escolha difícil essa de classificações negativas para classificar os melhores, mas como não fui eu o criador das regras cá vai: Bach nos positivos por ser o compositor que mais vezes ouço, (como gostaria também de apoiar Beethoven, Wagner e Bartok); nos negativos Elgar por que me saturei e não gosto daquelas marchas dele e Max Bruch por que não me vem à memória nenhuma obra dele, ao contrário da generalidade dos outros que têm por norma uma ou outra que gosto e assim não sei o que perco. ;-)
ResponderEliminarPode votar em mais do que um ... pelo que serãao registados como votos positivos todos os que refere como tal .. Max Bruch pois só tem uma obra verdadeiramente conhecida - o seu concerto para Violino e talvez o Kol Nidrei num nível ligeiramente inferior. Agora aquele concerto dentro dos concertos românticos para esse instrumento é um dos meus preferidos ...
EliminarEscolho positivo Bach
ResponderEliminarNegativo - Vagner
(Ubiratan)
Obrigado Ubiratan pela votação. Volte sempre ...
EliminarCuriosamente fui procurar o concerto e de facto é brilhante e já o conhecia, mas não o associava a Bruch, mas como também é uma só obra, não se justifica ficar nos 25.
ResponderEliminarQuero dar um voto a Mozart, como estou em anônimo vou justificar (já que você pediu um ponto de originalidade):
ResponderEliminarpara mim o conceito do classicismo é o conceito que mais agrada á ouvidos que possuem inteligência por detrás (tanto que a cultura clássica sempre está associada á momentos de progresso científico, filosófico) principalmente por causa do estilo de perfeição, ordem na música, controle do sentimento pela razão etc. e além de representar bem o período clássico para mim Mozart representa o verdadeiro talento para a criação musical, não só pela sua história mas pelas composições que, quando são boas, parecem não ter limites para a perfeição.