sábado, 6 de abril de 2013

Paganini - Os 24 "capriccios"

Depois de um longo interregno voltamos ao violino. Agora com aquele que é considerado por muitos como o maior violinista de todos os tempos. Não sei (é impossível determinar) se será efectivamente o melhor mas que se trata sem dúvida de um dos maiores instrumentistas de sempre disso não há dúvida.

Estamos a falar deles porque incluímos na nossa lista uma entrada de Paganini enquanto compositor em que colocamos precisamente os 24 capriccios e também o primeiro concerto para Violino de que falaremos amanhã.

Os 24 capriccios foram escritos entre 1802 e 1817 tendo sido publicados em 1819. São aproximadamente uma forma de estudo ou seja cada um deles pretende ilustrar ou permitir ao seu executante treinar uma ou mais capacidades técnicas especificas. A sua influência na técnica violinistica foi enorme não só pelo aspecto técnico que explorava de forma verdadeiramente inovadora mas também pela sua génese e colocação do artista no centro da obra do qual o virtuosismo e a dedicatória "alli artisti" são duas demonstrações fundamentais. Não esqueçamos que estávamos no inicio do romantismo e que essas afirmações de liberdade e de independência que hoje parecem normais à época eram perfeitamente revolucionárias.

No que diz respeito a gravações a primeira gravação integral da versão original de Paganinni é normalmente atribuída a Ruggiero Ricci em 1947 embora antes disso (em 1940) Ossy Renardy tenha interpretado e gravado uma versão com acompanhamento ao piano.

Hoje Paganinni é muitas vezes visto como um "mero" virtuoso o que infelizmente reduz a noção da influência que teve na consolidação do romantismo. Não nos esqueçamos que compositores como Chopin e Liszt eram grandes admiradores do compositor e não apenas enquanto virtuoso.

Propomos para ilustrar este post dois capriccios primeiro o nº 24 precisamente por Ruggiero Ricci mas não na gravação de 1947.



Depois graças ao You Tube podemos mostrar-vos a gravação de 1940 de Ossy Renard no capriccio nº 14 dito "Militar" por razões que serão óbvias quando ouvirem a obra.


Por fim para quem desejar ouvir a totalidade dos 24 Capriccios recomendamos uma versão de Salvatore Accardo de que podem ouvir a primeira parte neste video


E a segunda parte neste outro



No total mais de uma hora de música mas vale a pena. Se tiverem de ouvir apenas um então claramente o nº 24 com cerca de meia hora de duração é a obra maior neste conjunto.

Oportunidades na Amazon