domingo, 28 de dezembro de 2008

Pesquisas interessantes da semana (#16)

Nota prévia: Como podem ver adicionamos (á experiência) um pequeno "widget" da Amazon com sugestões de discos de música clássica. Por enquanto a selecção está automática nos "deals" ou seja nos items fortemente descontados do preço de tabela. Algumas das sugestões que passam, enfim, não posso dizer que sejam do meu inteiro agrado mas outras são bastante interessantes.

Enfim espero que se divirtam com este conteúdo adicional. Antes que perguntem se ganho alguma coisa com isso, sim ganho uma percentagem se efectivamente adquirirem um produto ... Sou cliente da Amazon ainda antes de ser o gigante que é hoje (na altura ainda não existia a loja uk) . Posso dizer-vos que até hoje nunca tive uma má experiência e por isso não me incomoda absolutamente nada fazer esta recomendação, tanto mais que os produtos que aqui vão passar por um lado são relevantes (bem alguns são :-)) e por outro lado são boas oportunidades relativamente ao preço ...

Quanto às pesquisas interessantes este post vai também passar a incluir uma pequena nota sobre quantos visitantes tivemos semanalmente, de que países e localidades, enfim algumas trivialidades por certo irrelevantes mas a que acho piada.

Esta semana tivemos 523 visitas de 14 países diferentes. Como acontece desde há uns meses o Brasil é o país donde vêm mais visitantes, 278 contra 219 de Portugal e 5 de França. No que diz respeito a cidades Lisboa com 94 , São Paulo com 51 e o Porto com 34 foram as três primeiras. Das 523 visitas que mencionei houve um total de 343 que encontraram o nosso blog a partir de pesquisas. Destas 343 pesquisas seleccionei as seguintes que me pareceram mais interessantes:

qual o nome de um padre brasileiro de musica clássica ? : Embora existam mais exemplos de padres que no Brasil foram compositores certamente refere-se esta pergunta ao Padre José Maurício Garcia de que falamos aqui.

musica erudita maestros: Para começar vejam a nossa lista de grandes maestros aqui. Se gostarem de algum e não encontrarem nada deste vosso blog digam-nos ... Poderemos certamente escrever um post especial sobre ele.

o que é um nocturno em termos de musica: Nocturno é um termos que se refere a uma composição (qualquer tipo de composição) que se refira à noite. Os primeiros Nocturnos a serem denominados com este nome foram compostos pelo Irlandês John Field de quem já falamos aqui.

como ser um jascha heifetz : Bem com algum talento e com muito esforço, nas palavras do próprio aliás repetidas por inúmeros virtuosos pelo mundo inteiro. O talento é importante mas apenas com ele nada se consegue. Por outro lado com muito trabalho mesmo pessoas com menos talento conseguem com trabalho e inteligência encontrar a sua própria voz e serem bons músicos. Sobre o próprio Heifetz podem ler a sua biografia aqui.

hideaki oshiro musica concerto pianista: Falamos neste blog por duas vezes deste pianista. Em ambos os casos quando referíamos um recital que teve lugar em Carnaxide. Este pianista japonês foi laureado do prémio Vianna da Motta tendo-se doutorado em piano com Sequeira e Costa na Universidade de Kansas nos Estados Unidos.

luis conceição recital de piano : Temos falado por vezes de Luís Conceição nas nossas recomendações de quinta-feira. Procuramos saber um pouco mais deste pianista na net mas não tem uma página pessoal ou pelo menos não a encontramos. Se alguém tiver conhecimento de mais informação deste (ou de outros artistas portugueses)diga-nos porque obviamente teremos o maior prazer em divulgar aqui. Pelo que pesquisamos, a menos que seja coincidência de nomes, sabemos também que Luís Conceição é igualmente compositor e director da Academia de Música de Tavira.

musica de Beethoven em 1970 : 1970 ? Bom primeiro não percebi a questão mas depois reparei que esse ano corresponderia ao seu ducentésimo aniversário. Se a questão é saber o que se organizou na altura para a comemoração deste aniversário é efectivamente uma boa questão. Não faço a mínima ideia ... E também não consegui encontrar na net, nem sequer na Casa Beethoven de Bona aqui. Se alguém conhecer um local onde se possa obter um programa das celebrações desse aniversário ... Entretanto podemos já começar a preparar 2020 com os 250 anos ou então um pouco depois em 2027 os 250 do seu falecimento.

E o prémio perplexidade da semana vai para "quem diz que nao,quem diz que nao,quem nao vier,nao gosta do sao joao" ... Certo. Eu gosto do S. João que fique registado :-)

Oportunidades na Amazon