domingo, 10 de fevereiro de 2008

Christoph von Gluck (1714-1787)

Este compositor alemão não alcançou obviamente a notoriedade dos três compositores que formam a linha condutora do período clássico (Haydn-Mozart-Beethoven) mas não deixou de criar algumas obras primas.

VIDA

Nasceu a 2 de Julho de 1714 em Erasbach e morreu a 15 de Novembro de 1787 em Viena de Áustria. Foi um viajante quase compulsivo tendo estado em Itália (Milão), Londres, Dresden, Praga, Viena e Paris. Foi nesta ultima cidade onde acabou por conhecer os seus maiores sucessos e onde esteve praticamente até à sua morte.

OBRA

Gluck notabilizou-se essencialmente pelas suas óperas. Dessas óperas Iphigénie en Aulide (1774)a primeira que realizou na sua estada em Paris e baseada numa peça de Racine, Alceste (1767) mas depois largamente revista para uma segunda interpretação em Paris (1776) e também Orfeo e Euridice (1762) também ela fortemente revista para a interpretação em Paris (1774).

Para complicar ainda mais a história Berlioz fez uma versão desta ópera em 1859 onde utilizou uma parte do material introduzido em 1774 mas encurtou a ópera para três actos. A versão que é hoje interpretada é uma mistura destas várias versões.

Uma obra interessante de Gluck que nunca chegou a ser estreada foi a "La Corona". Esta obra que deveria ser estreada em 1765 foi interpretada pela Cecilia Bartoli que como os mais atentos sabem esteve este fim de semana em Lisboa. Assim escolhi uma belíssima aria desta ópera para vos ilustrar o génio de Gluck que podem ouvir aqui.

Da sua obra mais conhecida Orfeo e Euridice por agora gostava de vos mostrar esta transcrição que o grande violinista fez de uma das melodias da ópera. Vejam aqui.

1 comentário:

  1. A Cecilia Bartoli esteve em Lisboa?!? Não sabia... ;) hehehe

    Linda ária de Gluck, um dos meus CDs favoritos da Bartoli.

    Uma boa noite, Moura Aveirense

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon