sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Biografia de Johann Sebastian Bach

VIDA

Johann Sebastian Bach nasceu a 21 de Março de 1685 em Eisenach em território que faz hoje parte da Alemanha. Inserido numa família de músicos cedo começou a aprender violino com o seu pai.

Orfão aos 10 anos foi entregue aos cuidados do seu tio e depois do seu irmão mais velho. Tendo ganho uma bolsa teve possibilidade de terminar os seus estudos na prestigiada escola St. Michael’s School em Luneburg. Nesta cidade perto de Hamburgo terá tido a oportunidade de contactar com os melhores instrumentos da época e com vastissima literatura músical.

O restante da vida de Bach, uma vez terminados os estudos foi caracterizado pelos sucessivos cargos que ocupou sempre na tentativa de providenciar a máxima estabilidade à sua familia.

Esteve em Arnstad de 1703 a 1708 em Weimar de 1708 a 1717, Cöthen 1717 a 1723 e Leipzig de 1723 a 1750 onde faleceu a 28 de Julho de 1750.

OBRA

A obra de Bach é extraodinariamente extensa constando de mais de 1000 obras. Para facilitar a apreensão da sua riqueza vamos caracteriza-la por tipos.

Nas obras para teclas (excluindo o orgão) são especialmente relevantes "O Cravo bem Temperado" de que falámos aqui e ainda as variações Goldberg.

No que diz respeito a trabalhos orquestrais e de música de camera os mais relevantes são sem dúvida os concertos de Brandenburgo de que falamos aqui. Neste tipo de trabalho estão também incluídas as suites orquestrais de que faz parte a "Área na corda G" de que falámos aqui.

Das obras vocais teremos de realçar obviamente a paixão segundo S. Mateus, a obra a que deve provavelmente o reaparecimento de Bach (graças à interpretação em 1829 em Berlim desta obra). Mostramos um pouco desta obra neste post. Obviamente não podemos também deixar de falar da Avé Maria de Bach uma peça que na verdade é composta por um prelúdio de Bach e uma peça de Gounod. Desta obra ouvimos uma excelente e orginal versão aqui.

Finalmente Bach compôs uma quantidade notável de peças para Órgão de que vos demos a ouvir um exemplo absolutamente notável aqui.

5 comentários:

  1. Não lhe posso perdoar que se tenha esquecido de colocar a Missa em Si menor entre as obras referidas, já que esta é, para mim, a maior obra de todos os tempos.
    Continue o bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Caro Gonçalo
    As minhas desculpas por essa falta. Na realidade tem razão que a Missa em Si Menor é uma das obras de referência de Bach. Confesso que a minha sensibilidade para esse tipo de obra quando iniciei este blog não era suficiente para o compreender. Vou reparar esta falta assim que possível.

    ResponderEliminar
  3. Faltou mencionar também as eternas suites para violoncelo solo (1007-1012).

    ResponderEliminar
  4. hoje em dia não existe República Federal da Alemanha. existe só Alemanha.

    ResponderEliminar
  5. Oh meu caro anónimo, é verdade que não existe "Républica federal da Alemanha" mas a Alemanha não deixou de ser uma Républica Federal. Em todo o caso obrigado pela corecção. Vou corrigir o texto ...

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon