quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Biografia de Tomaso Albinoni

Nasceu em Veneza a 8 de Junho de 1671. Filho de um comerciante rico este facto valeu-lhe a independencia que faltou a muitos músicos da mesma época obrigados a compor por encomenda.

Sendo essencialmente um compositor de Óperas (compôs mais de 40) é mais conhecido por um trabalho que na verdade não é de sua autoria: O famoso Adagio de Albinoni (leia esta história aqui).

Uma grande parte do seu trabalho perdeu-se durante a segunda guerra mundial devido ao bombardeamento aliado de Dresden onde estava grande parte do espólio relativo ao compositor.
São conhecidas e interpretadas ainda hoje algumas das suas obras instrumentais de que podemos salientar o concerto para Oboe que pode ouvir aqui.

Apesar de não ser do conhecimento público Albinoni influenciou fortemente Bach que escreveu por exemplo algumas fugas baseadas em temas deste compositor.

Albinoni morreu em Veneza a 17 de Janeiro de 1751.

1 comentário:

  1. Parabéns pela postagem sobre Tomaso Albinoni. Como oboísta, sou interessado nesta história, e na história de outros mestres de origem humilde, mas que formam unidos uma grande cultura.

    Visite também o meu blog: http://aprendaoboe.blogspot.com

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon