terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Heinrich Ignaz Biber (1644-1704)

Vida

Biber nasceu em Wartenberg (hoje uma cidade chamada Straz pod Ralskem na Republica Checa). Para além de ser um compositor notável foi também um virtuoso do Violino. Em 1684 tornou-se kappelmeister em Salzburgo onde acabou por falecer 20 anos depois.

Obra

Na sua obra que ganhou recentemente alguma popularidade podemos destacar pela originalidade o conjunto de 16 sonatas chamadas The Mystery Sonatas ou Copper-Engraving Sonatas que têm a particularidade de cada uma delas exigir uma afinação do violino diversa da usual.

Uma outra peça de referência pela sua grandiosidade é a Missa Salisburgensis (escrita par 53 partes independentes de vozes e instrumentos). É alias uma parte desta missa que escolhemos para ilustrar o trabalho deste compositor composta em 1682.

4 comentários:

  1. ... este Biber foi para mim uma descoberta tardia (há cerca de 2 anos, talvez...)... uma espécie de Bach alternativo..:-) fiquei fascinada, claro!!

    ResponderEliminar
  2. ... este Biber foi para mim uma descoberta tardia... (há 2/3 anos, talvez...), uma espécie de Bach "alternativo" :-)...achei fantástico, claro!

    ResponderEliminar
  3. Eu por acaso devo confessar que conheço este compositor à relativamente pouco tempo e porque alguém me falou da particularidade (para mim) do facto das cordas do violino serem afinadas de forma diferente ... Eu sei que é bocado "petite histoire", que possivelmente isso em termos da importância deste compositor não é o mais importante mas foi o que me levou a ouvir algumas das obras dele e sinceramente em alguns momentos acho que é tão brilhante como Bach (na música sacra, já na outra não há comparação possível).

    ResponderEliminar
  4. Para mim, a Harmonia Artificiosa Airosa é uma das mais belas músicas que já ouvi... especialmente um trecho do meio para o final.

    ResponderEliminar

Oportunidades na Amazon