sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Brahms - Concerto para Violino e Orquestra Op. 77 em Ré Maior

Esta obra de Brahms Op.77 foi composta em 1877/1878 para o seu grande amigo e grande violinista Joseph Joachim a quem a composição foi dedicada. Não foi um processo fácil e apesar de ter tido em Joachim um grande consultor (que efectuou ou propôs multiplas alterações) a obra não reuniu grandes consensos.

Na verdade logo na estreia o maestro Hans von Bülow declarou que a obra não era para violino mas "contra o violino". O grande violinista espanhol Pablo de Sarrasate recusou-se a tocar a obra não porque a considerasse intocável mas porque tinha ciúmes do solo de oboé no segundo andamento. Outro grande violinista e compositor Henryk Wieniawski considerou a obra intocável.

Não obstante Brahms continuou após a estreia da obra que teve lugar em Leipzig a 1 de Janeiro de 1879 (solista Joseph Joachim como não podia deixar de ser) a fazer correcções à mesma. Embora esta demorasse a impor-se e seja sem dúvida uma das peças mais difíceis do reportório violinistico é hoje uma das mais interpretadas e apreciadas.

O Concerto tem 3 andamentos numa disposição perfeitamente clássica.

O primeiro andamento (Allegro non troppo) em Ré Maior é o andamento mais longo ocupando em termos de duração quase metade do tempo total do concerto. Um começo relativamente sombrio do andamento revela pouco da relativa exuberância que se segue. A cadência final não foi escrita por Brahms. Actualmente a mais frequentemente utilizada é a escrita pelo próprio Joseph Joachim. Oiçam nestas três partes (Parte 1, Parte 2, Parte 3) Isaac Stern interpretar esta obra de forma magistral.

O segundo andamento (Adagio) em Fá Maior é o andamento onde como dissemos existe o solo de Oboé que tanto desagradou a Sarrasate. Trata-se efectivamente de um belíssimo adágio onde o Oboé (e outros instrumentos de sopro) mas sobretudo o Oboé não só têm um papel importante na exposição da melodia como também se entregam a diálogos surpreendentes com o instrumento solista. Na verdade quase se pode dizer que temos neste andamento um Duplo Concerto para Oboé e Violino ! Oiçam aqui Henryk Szeryng a interpretar de forma excelente este andamento.

O terceiro andamento (Allegro giocoso, ma non troppo vivace - Poco più presto) em Ré Maior está escrito na forma de rondó (de forma um tanto simplificada isto significa que existe um tema que é repetido em várias ocasiões) e tem um clara influência cigana. Oiçam aqui Gil Shaham a interpretar este andamento.

Recomendações de Música para o Fim de Semana

Sendo Quinta-Feira hoje é dia de recomendações de música para o vosso fim de semana musical. Esta semana tendo havido o Dia Mundial da Música já fizemos algumas sugestões a meio da semana que reforçamos agora com novas hipóteses para o fim de semana. Muitas sugestões às quais adicionamos como de costume o convite para irem a cultura.sapo.pt para ainda mais sugestões musicais (e outras formas de arte) compiladas pelos nossos amigos da Sercultur.

Começamos como de costume pelo Algarve onde em Tavira na Igreja da Misericórdia pelas 18h Luís Conceição estará num recital de piano. Será no dia 4 (Sábado) pelas 18h. A entrada é livre.

Ainda no Algarve mas agora em Loulé continuam os concertos englobados no X Encontro de Música Antiga de Loulé. Desta vez poderão ouvir o Ensemble de Flautas de Loulé dirigido por Francisco Rosado. Será no Sábado no Edifício Duarte Pacheco (Loulé) dia 4 de Outubro às 21:30. Não sei preços mas suponho que deverá ser de entrada livre. Podem tentar confirmar através destes contactos: 289 400 880 ou cultadm@cm-loule.pt

Um pouco mais ao Norte em Évora teremos as XI Jornadas Internacionais de Música da Sé de Évora que decorrem entre os dias 2 e 5 de Outubro. O primeiro concerto já perderam (sorry) mas ainda têm 3 para se redimirem. Assim no dia 3 de Outubro pelas 19h poderão ouvir “Officium – grupo vocal”dirigido por Pedro Teixeira, no dia 4 de Outubro às 21:30 poderão ouvir o Grupo “A Sei Voci” e finalmente no dia 5 de Outubro o concerto de encerramento do encontro às 17h. Para mais informações sobre o programa não deixe de visitar o site Eborae Musica aqui.

Passando agora para Lisboa no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (na Gulbenkian) poderemos ouvir «O Diário do Desaparecido», de L. Janácek. Será na Sexta-Feira às 21:30. Entradas : €5.

Ainda em Lisboa mas agora no Sábado às 20h no Teatro da Trindade poderão ouvir L´elisir d´amore (O Elixir d´Amor) de Gaetano Donizetti com a Orquestra do Algarve dirigida por Cesário Costa e ainda os solistas Carla Caramujo (Soprano), João Cipriano Martins (Tenor), Nuno Dias (Baixo), Diogo Oliveira (Barítono), Alexandra Moura (Soprano) para além do Coro de Câmara Lisboa Cantat.

Persistindo na região de Lisboa, agora no Palácio de Queluz teremos no dia 4 de Outubro (Sábado) às 17h o Coro Vox Maris com interpretação de obras de Mozart, C. Gounod, H. Monk, J.S. Bach, J. Rheinberger, J. Arcadelt, E. Elgar, Saint-Sãens, Tchaikowsky, G. Pitoni, F. Schubert, Rameau, Menegall, L. Perosi e A. Di Marco. A entrada é livre.

Continuando na região de Lisboa (Sintra) no Centro Cultural Olga Cadaval teremos uma Gala de Ópera com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Será na Sexta-Feira dia 3 de Outubro pelas 21h. Preços entre €10 e €15. Excertos de árias de ópera mais conhecidas e logo uma excelente forma de se introduzirem a este tipo de música.

Ainda na região de Lisboa a OCCO (Orquestra de Camara de Cascais e Oeiras) interpreta obras do reportório americano (Barber, A.W. Foote e Ch. Ives) no dia 4 às 18h no Auditório Municipal Ruy de Carvalho sendo o mesmo programa repetido no Domingo, 5 de Outubro às 18h30 no Centro Cultural de Cascais - Auditório. Orquestra dirigida pelo Maestro Nikolay Lalov.

Sempre na região de Lisboa, agora já no Oeste teremos no dia 4 de Outubro às 18h no Palácio Nacional de Mafra a "La Déscente d'Orphée aux Enfers" em versão concerto pelo Instituto Gregoriano de Lisboa. A entrada é livre.

Finalmente indo para norte teremos a Orquestra do Norte dirigida por José Ferreira Lobo no
Auditório Municipal de Vila do Conde no Sábado 4 de Outubro pelas 21:30h. O programa inclui Camille Saint-Säens – Concerto nº1 p/violoncelo e orquestra / Sansão e Dalila, «Mon couer s'ouvre a ta voix »; Giacomo Puccinni – Manon Lescaut, intermezzo; Jérónimo Giménez - El baile de Luis Alonso, intermezzo e Georges Bizet – Carmen, Habanera. Serão solistas Adrienne Taylor (Violoncelo) e Maria Luísa de Freitas (mezzo-soprano).

No Porto a Orquestra Nacional do Porto dirigida por Joana Carneiro estará na Casa da Música do Porto no Sábado pelas 18h por ocasião do concerto de encerramento da 25ª edição do Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto. Entrada: €15.

Finalmente em Viseu teremos no Teatro Viriato um recital por Pedro Carneiro intitulado «Sonatas, Jogos e Aventuras» na Sexta-Feira 3 de Outubro às 21:30. Trata-se de um recital de percussão a solo comentado pelo próprio músico. O programa inclui Bach e na segunda parte música de compositores do nosso tempo de várias partes do mundo. Em relação à primeira parte eu já tive a felicidade de ouvir o Pedro Carneiro precisamente numa transcrição de uma peça de Bach para Marimba e posso dizer-vos que vale sem dúvida a pena a deslocação a Viseu só por essa primeira parte. Preços entre €5 (jovens) e €10. O Pedro Carneiro estará também no CCB este fim de semana (visitem o site do CCB para mais informações).

De resto já sabem, resistam à preguiça e vão ver e ouvir música porque "Ao Vivo é outra Coisa"!

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