quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Robert Schumann (1810-1856) - Quarta Parte

Os ultimos anos da vida de Robert Schumann não tendo sido propriamente felizes foram no entanto extraordinariamente criativos e sobretudo muito variados nas formas que assumiram.

Nesse período foi director musical em Dusseldorf cargo de que acabou por ser despedido em função da sua crescente demência (faltava aos concertos, dirigia depois da música ter terminado, ... )

No que diz respeito à composição dessa época data o Concerto para Violoncelo (Op. 129) em Lá Menor (1850) , o concerto para Violino (WOo 23) em Ré Menor (1853), a sonata para Violino nº1 (1851) e ainda partes de Fausto (WOo 3) cujos ultimos elementos datam de 1853.

Em 1854 foi internado num asilo a seu pedido, por receio de fazer mal à sua mulher Clara. Clara apenas o foi visitar uma vez ao asilo embora as razões para isso não estejam totalmente esclarecidas. Há quem pense que isso se deve ao facto dos amigos do casal terem escondido a verdadeira condição de Schumann a Clara, há quem pense por outro lado que isso resultou apenas da falta de vontade de Clara para o fazer.

Certo é que Clara o visitou no dia 27 de Julho de 1856 dois dias antes do seu falecimento a 28 de Julho de 1856. Para ilustrar esta parte da vida de Schumann propomos que oiçam uma parte de Fausto (WOo 3) pela Filarmónica de Berlim em 1994. A canção que propomos é adequadamente intitulada "Welch ein Morgenwölkchen schwebet" numa tradução que não garanto totalmente seria "Uma nuvem que paira sobre amanhã".

Oportunidades na Amazon