terça-feira, 3 de novembro de 2009

Pesquisa interessante de ontem - Concerto para violino de Dvorak

Este concerto foi um dos que esteve a votação quando elegemos o nosso concerto de violino preferido tendo infelizmente conseguido a vigésima e ultima posição dos 20 que seleccionamos para a votação com apenas 3 votos ... Falamos deste concerto neste outro post.

Dvorak, de que ainda não falamos porque se enquadra dentro de um período pós-romântico a que chamamos de Escolas Nacionalistas escreveu três concertos. Um concerto para piano (o primeiro) e que é relativamente desconhecido, um concerto para violino Op. 53 e o objecto da pesquisa deste nosso leitor e o muito mais conhecido concerto para violoncelo. Desconfiamos aliás, que a exemplo do que aconteceu com a sua Nona Sinfonia que esteve quase a ganhar a votação da nossa sinfonia preferida, quando elegermos o nosso concerto para Violoncelo este estará no top seguramente.

O concerto para violino no entanto não goza dessa popularidade, pese o facto de ser uma das obras preferidas do compositor e de ser de um grande lirismo . Como muitos dos grandes concerto da altura foi escrito para o grande violinista Joseph Joachim que no entanto o desdenhou nunca o tendo interpretado. Possivelmente não o considerava suficientemente virtuoso.

Se quiserem uma introdução a este concerto proponho que oiçam Maxim Vengerov com a Filarmónica de Nova Iorque dirigida por Kurt Masur precisamente no mais lírico dos andamentos, o segundo.

Oportunidades na Amazon