terça-feira, 17 de março de 2009

As 10 pesquisas mais interessantes da semana 10

Esta semana o desafio de visitas entre Portugal e Brasil foi bastante equilibrado. Venceu Portugal por 379 contra 374. Em terceiro lugar uma estreia para o Canadá que com 16 visitas conseguiu pela primeira vez essa proeza. No que diz respeito a cidades mantém a trilogia Lisboa (174), São Paulo (61), Invicta cidade do Porto (47).

Em primeiro lugar fora das dez pesquisas como já referimos para este tipo de perguntas voir un ami pleurer tradução podem procurar no blog "Canção Popular".

1. pianista richter biografia : Suponho que se estão a referir ao pianista e maestro Karl Richter de que falamos aqui.

2. pesquisar sobre david oistrakh : Sobre este grande violinista temos falado por várias vezes, encontrem aqui uma curta biografia.

3. nicholas macnair : Ora aqui está um nome que eu não conhecia. Pianista e Compositor, professor da Escola Superior de Música desde 1988. Para além da sua actividade lectiva os seus trabalhos enquanto compositor foram encomendados pelas mais prestigiadas instituições do Reino Unido. Enquanto interprete dispõe de uma discografia notável. Destaca-se pela sua originalidade o trabalho que realizou para a Cinemateca Portuguesa criando música improvisada para mais de 100 filmes. Leiam uma biografia mais completa aqui.

4. o que significa rv em música clássica : RV é a designação do catálogo das obras de Vivaldi da autoria de Peter Ryom. O equivalente do K. para as obras de Mozart. Muitos, se não a maioria dos compositores foram estudados em profundidade por musicólogos que criaram catalogos (listagens completas de obras segundo algum tipo de ordenação) tendo em alguns casos esses catálogos passado a serem a forma de identificar as obras em questão.

Exemplo:

Concerto No. 1 em Mi Maior, Op. 8, RV 269 - "A Primavera"

Isto significa que é a oitava obra de Vivaldi e a obra número 269 no catálogo de Peter Ryom que conta 791 entradas.

5. época musical de fernando sor : Bem conforme poderão ler aqui fernando Sor foi uma espécie de Beethoven espanhol e da guitarra actuando como charneira entre o clássico e o romantismo.

6. shinichi suzuki : Falámos deste extraordinário homem e pedagogo japonês aqui. Um dia certamente teremos oportunidade de nos alargar um pouco mais sobre ele dado que a sua vida versa um tópico que nos é muito querido: O ensino da música e da arte.

7. tchaikovsky concerto para violino e orquestra opus 35 : Falamos longamente dele aqui. Para quem está interessado não deixe de votar

8. sonata para violino e piano nº 3 em ré menor nº 108 brahms : Falámos desta sonata aqui.

9. musica clássica que fala do diabo : Bem não sei é uma questão demasiado aberta. Será que procuravam o "tritono" ou intervalo do diabo ? "mi contra fa est diabolus in musica" ? Hum, é uma história suficientemente interessante para um post separado ...

10. qual o verdadeiro significado da musica clássica ? A música clássica como já referi é essencialmente uma arte abstracta, mesmo quando é programática. Desta forma o seu significado é sempre em meu entender aberto.

Oportunidades na Amazon