domingo, 7 de dezembro de 2008

Tchaikovsky - Sinfonia nº 1 (Sol Menor) - Op. 13

Vamos começar esta viagem pelas obras de Tchaikovsky pelas suas seis sinfonias. Hoje vamos falar da Sinfonia nº1 em Sol Menor Op. 13.

Esta composição data de 1866 sendo assim a primeira composição para orquestra do compositor russo (talvez até a primeira). Tchaikovsky intitulou esta obra "Sonhos de dias de Inverno". Conta a lenda que enquanto compôs esta obra o compositor praticamente não conseguia dormir e que por isso esta terá sido a primeira e única composição que foi concebida durante os dias e as noites.

A génese da obra não foi fácil . Para além de ser o seu primeiro trabalho de grande dimensão Tchaikovsky então recém admitido no Conservário de Moscovo como professor teve de lidar com a a oposição dos seus professores Anton Rubinstein (não confundir com o pianista polaco com mesmo nome mas diferente apelido Arthur Rubinstein - não são relacionados) e Nicolai Zaremba.

O primeiro esquisso que lhes mostrou foi rejeitado o que aumentou a ansiedade de Tchaikovsky ao ponto de lhe ter sido recomendado repouso absoluto dado que estava perto da loucura pela pressão e ausência de sono. Depois de muitas revisões a obra foi finalmente estreada a 15 de Fevereiro de 1868 em Moscovo dirigida por Anton Rubinstein a quem foi aliás dedicada.

Na verdade este primeiro "conflito" com os seus professores seria sintomático da história de Tchaikovsky ao longo da sua vida enquanto compositor. Essencialmente este conflito residia na própria concepção da música que Tchaikovsky entendia como romântico enquanto os seus professores então dominantes no conservatório de Moscovo queriam mais aderentes aos fundamentos do período clássico, na linha de Haydn, Mozart e Beethoven.

Esta obra foi concebida em quatro andamentos na perfeita tradição do período clássico. A versão que é hoje em dia interpretada é a da revisão de 1874 conduzida por Tchaikovsky que tinha uma grande predilecção por esta obra, dizia ele por ter sido a primeira e por ter ainda nela a força da juventude. A versão revista foi estreada em 1883 dirigida por Max Erdmannsdörfer.

O primeiro andamento (Allegro Tranquillo), na forma de sonata (um dos grandes problemas de Tchaikovsky foi precisamente enquadrar as suas ideias nesta forma relativamente castradora da sua capacidade fundamental: A Melodia. A este andamento tal como ao segundo o compositor deu um nome, chamando-lhe Sonhos de uma Caminhada de Inverno.

O segundo andamento (Adagio cantabile ma non tanto) que Tchaikovsky chamou Terra de Desolação, Terra de Nevoeiros é um maravilhoso tema baseado numa única melodia de longe o andamento que prefiro desta sinfonia. Podem ouvi-lo aqui.

O terceiro andamento (Sherzo allegro scherzando giocoso ) foi o primeiro a ser escrito tendo sido recuperado a partir de uma sonata para piano que Tchaikovsky tinha escrito enquanto estudante. Este andamento juntamente com o segundo foram os primeiros a serem aprovados por Rubinstein e Zaremba tendo sido inclusivamente estreados antes do resto da composição. Podem ouvir aqui uma parte deste terceiro andamento.

O quarto andamento (Finale, andante lugubre—allegro maestoso) foi baseado numa canção popular russa ("Распашу ли я млада, младeшенка"). Pode ouvir e ver aqui um excerto deste quarto andamento.

Oportunidades na Amazon