quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Carlos Seixas

Hoje ao ler num post no blog PortaLivros um poema do Miguel Torga cheguei à conclusão que era altura de falarmos de um compositor português. Tínhamos evocado Adriano Correia de Oliveira (aliás assumidamente completamente fora do tópico) mas de resto pouco mais.

Escolhemos falar do compositor português mais conhecido deste período que aliás tem uma composição que todos nós já devemos ter ouvido um bom milhar de vezes, possivelmente ignorando que se trata de música portuguesa aqui na interpretação da orquestra barroca norueguesa (interpretação que se recomenda).



Carlos Seixas nasceu em Coimbra a 11 de Junho de 1704. Filho do organista da Catedral cedo viajou para Lisboa onde conheceu (aqui mais uma coincidência com o nick do autor do já referido blog Portalivros ... Scarlatti) Domenico Scarlatti. Reza a história que Scarlatti terá dito ao Rei que não era Seixas que precisava de lições dele, mas sim o inverso.

Infelizmente a maioria da obra de Carlos Seixas perdeu-se no terramoto de 1755. Carlos Seixas já havia falecido uns anos antes a 25 de Agosto de 1742.

Apesar da sua curta existência Carlos Seixas deixou um legado - sobretudo de obras para teclas - que o coloca sem duvida como o maior compositor deste período em Portugal e um dos mais representativos da época.

Na pesquisa que efectuamos encontramos no You Tube alguns outros vídeos a que vale a pena dar uma vista de olhos. Veja por exemplo uma fuga interpretada no Órgão da Sé Patriarcal de Lisboa.



Ou ainda a Orquestra de São João da Madeira a interpretar a obra que há pouco ouvimos uma parte pela Orquestra Barroca Norueguesa. Não vale fazerem comparações - estes músicos são todos muito jovens - menos de 15 anos e não deixam de ter um excelente conjunto.

Acreditem que só para chegar a este nível estão investidas muitas horas de trabalho. Numa sociedade que nos quer fazer acreditar que tudo se consegue fazer sem esforço, estilo farinha amparo, é uma delicia ver jovens investir tanto na música. Aqui fica a Orquestra de São João da Madeira de jovens músicos portugueses a tocar uma obra portuguesa do período barroco com os meus sinceros parabéns.

Vivaldi : L´Estro Armonico

Como deverão ter reparado os nossos leitores mais atentos voltamos a falar de Vivaldi. A razão para ser sincero é que achamos que tinhamos deixado algumas coisas para dizer e para vos dar a ouvir.

Este concerto que se segue faz parte da colecção de doze concertos "L´Estro Armónico" (em italiano significa inspiração harmónica) que contribuiu em grande parte para o sucesso de António Vivaldi como compositor. É também um concerto que faz parte do curriculo de aprendizagem da maioria dos métodos de ensino de violino.

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