domingo, 3 de abril de 2011

Henryk Wieniawski (1835 - 1880)

Henryk Wieniawski foi um violinista e compositor polaco nascido em Lublin a 10 de Julho de 1835. Desde muito cedo (com cinco anos) os seus dotes enquanto violinista são notados começando a ter aulas com Hornziel um grande pedagogo. Em 1842 o grande violinista checo Henryk Panofka ouvindo-o recomenda que prossiga os seus estudos em Paris o que acaba por acontecer no final do verão desse ano (na altura Wieniawski tem apenas 7 anos) tendo ingressado na classe do professor Lambert Massart, grande violinista Belga a quem é por vezes atribuída a criação do vibratto sistemático e que foi professor doutros ilustres violinistas como Kreisler e Ysaÿe.

Wieniawski terminou o conservatório em 1846 com 11 anos apenas tendo então o professor Massart continuado a dar-lhe aulas enquanto aluno particular. Entre 1847 e 1849 realiza as suas primeiras tournées por vários países da Europa iniciando em 1849 as aulas de composição no Conservatório de Paris com Hipollite Collet que termina dois anos depois.

Em 1860 casa com Isabelle Hampton embora com a oposição inicial dos seus pais. Aparentemente o seu Op. 17 ( Legende ) que lhe é dedicado ajudou os progenitores a mudar de opinião (segundo a Wikipedia ... não tenho outra confirmação e por isso este facto cor-de-rosa fica sobre reserva. Note que por esta altura Wieniawski tinha já composto o seu primeiro concerto para Violino e Orquestra em Fá Sustenido menor cujo primeiro andamento foi considerado intocável pela enorme dificuldade técnica que a sua execução implica. Do segundo concerto Op. 22 já falamos e mostramos dois dos andamentos (segundo e terceiro) concerto esse que é hoje em dia uma das obras do reportório violinistico. É sabido que existiu um terceiro concerto que foi inclusivamente estreado em Moscovo mas que não tendo sido publicado se perdeu.

A maioria das composições de Wieniavski destinavam-se quer a ser executadas nas suas numerosas tournées e exibições publicas quer para suporte às aulas que leccionou tanto em Paris e em São Petersburgo (note-se a esse propósito que a sua regularidade nessas aulas estava longe de ser exemplar). Destes últimos destacam-se os 10 Estudos-Caprichos que ainda são hoje profusamente utilizados como instrumentos de ensino.

Para além da Legende o seu Scherzo-Tarentelle (Op. 16) é também frequentemente interpretado.

Wieniawski faleceu em Moscovo a 31 de Março vitima de ataque cardiaco tendo sido sepultado em Varsóvia a 7 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon