terça-feira, 4 de agosto de 2009

As 10 mais interessantes pesquisas da semana (2009 - #33)

As Pesquisas da Semana
  1. charles dancla : Violinista françês (1817 - 1907) nascido em Bagnéres de Bigorre tendo falecido em Tunis. Foi professor do conservatório e um dos virtuosos do seu tempo embora a sua fama se tenha limitado à França no que diz respeito à sua carreira enquanto instrumentista. Charles Dancla foi também compositor e nesse particular é ainda hoje bastante conhecido sobretudo pelas suas peças de cariz mais pedagógico.
  2. concertos de bradenburg : Uma das composições de Bach mais conhecidas. Falamos destes concertos no nosso blog. Neste caso é o post referente ao Sexto Concerto de Brandenburgo e ultimo ... será fácil encontrar os restantes cinco.
  3. concurso de piano vendome 2009 : Falamos deste concurso que terminou à pouco tempo em Sintra em dois post, num primeiro anunciando o concerto final e no segundo anunciando o vencedor.
  4. copland "lincoln portrait" : Uma das obras mais conhecidas do compositor americano Copland. Esta composição tem uma parte declamada que várias personagens famosas já interpretaram como por exemplo Obama. Falamos desta composição aqui, precisamente mostrando Obama.
  5. descargar gratis brahms sinfonia : Já por várias vezes referimos que neste blog não temos downloads de músicas nem grátis nem pagas. Fazemos muitas vezes referências a videos colocados no You Tube onde com frequência estão obras completas (que podem se desejarem colocar no vosso disco local). O que vos garanto é que esse é um método excelente para conhecer mais música e aumentar a vossa cultura musical. Recomendo que façam também como eu e quando existe uma interpretação de que realmente gostem e/ou que oiçam com frequência a comprem. Lembrem-se que os artistas vivem da venda dos seus trabalhos. Ver um video no You tube para conhecer uma obra é excelente. Perpetuem essa experiência comprando as músicas de que gostam (e apenas essas claro está!)
  6. friedrich seitz - concerto para violino : Na verdade Seitz concebeu vários concertos para violino (cinco no total) todos com objectivos didáticos. Os concertos na verdade chamam-se "Pupils concerts", Nº1 até Nº 5. Seitz compôs também um concerto para viola de arco com o mesmo objectivo pedagógico. Hoje estes concertos são ainda (e muito) utilizados em praticamente todos os métodos de ensino do violino.
  7. jean-victor hocquard : Grande musicólogo especialista de Mozart e distinto autor de vários livros. Faleceu em 1995.
  8. oml montalegre : Falamos do Workshop da Metropolitana em Montalegre neste post. Não quero deixar de mais uma vez salientar as excelentes condições do multiusos e do auditório e sobretudo a capacidade de visão da camara que percebe a importância deste tipo de actividade na promoção da região. Ganharam certamente uma boa centena de fãs incondicionais, onde me incluo.
  9. ouvir a sinfonia superman: Bem ora aqui está uma coisa que eu não conheço. Eu suponho que este leitor esteja a fazer referência à banda sonora do Filme com o mesmo nome da autoria do compositor americano John Williams. John Williams é sem dúvida um talento notável sendo certamente um dos grandes compositores do século XX e XXI. Não partilho a opinião de alguns que qualificam a música composta para bandas sonoras de filmes como uma forma menor de composição. Porém não se trata propriamente de uma sinfonia, faltam-lhe vários aspectos formais para isso. Porém facilmente se pode qualificar como um poema sinfónico ou uma suite sinfónica. Oiçam John Williams a falar da composição desta obra.
  10. yudina : Grande Pianista Russa (1899- 1970) nasceu em nevel tendo estudado no conservatório de Petrograd. Conhecida especialmente pelas suas interpretações de Bach e de Beethoven com especial destaque para o primeiro. Yudina era uma personagem pouco usual o que transparecia muitas vezes nas suas interpretações, sobretudo em Bach e com particular ênfase na liberdade com que definia e mudava os tempos. Oiçam por exemplo aqui uma interpretação das variações de Goldberg.

Pesquisas Recorrentes

  • Biografia de Cláudio Monteverdi: Leiam aqui uma curta biografia.
  • Biografia de Henry Purcell : Temos efectivamente uma biografia de Henry Purcell no nosso blog. Podem ler aqui.
  • Biografia de Vivaldi : Leia aqui uma biografia com aspectos principais da vida deste compositor do período barroco.
  • Biografia de Jean-Pierre Rampal : Leia aqui uma biografia deste flautista do século 20 que devolveu à flauta o estatuto perdido de instrumento solista.
  • O que é a música clássica: Leia aqui uma resposta possível.
  • O que é um concerto grosso : Leiam aqui uma curta definição com links para alguns exemplos.
  • Sinfonias de Beethoven : Efectivamente analisamos as nove sinfonias de Beethoven recorrendo em parte aos textos de Berlioz. Neste post fizemos uma lista de todos os posts relativos a essas obras.
  • Grandes Maestros : Vejam aqui a lista
  • Grandes Violinistas: Vejam aqui a lista

Estatisticas

Tivemos esta semana 399 visitas (+1,79%) das quais 243 de Portugal (-8,65%) e 110 do Brasil (+18,28%). Ao terceiro lugar voltou a França com 13 visitas. Por cidades Lisboa mantém uma liderança incontestável com 80 visitas (-25,23%) , em segundo passou a estar a Invicta cidade do Porto com 28 (-26,32%) e em terceiro S. Paulo com 18 visitas (+28,57%).

Destas 64 foram directas (-1,54%%), 171 foram através de sites de referência (-6,04%) enquanto 164 foram de motores de pesquisa (+13,10%).

As vinte e cinco melhores sinfonias

Nesta segunda fase temos então 24 sinfonias a votação que iremos reduzir às melhores 10 para a fase final. Para ajudar na votação incluímos links para as descrições que já efectuamos e também links directos para extractos no You Tube das passagens mais significativas. A ordem corresponde à vossa preferência até agora. Não temos ainda uma descrição para todas as entradas e em alguns casos ficam aqui as promessas de descrições mais detalhadas para breve.
A votação já se iniciou.

Este post vai ser actualizado à medida que formos completando as entradas ainda em falta.
  • Beethoven Nº 9 : Esta sinfonia em Ré Menor Op. 125 como sabem é uma das minhas preferidas. O quarto andamento só por si é quase uma sinfonia. Falámos deste quarto andamento aqui (e do resto da sinfonia aqui). Esta sinfonia caracteriza-se pela utilização do elemento coral o que sem ser absolutamente inédito nesta dimensão foi certamente percursor e inspirador. Para quem queira ouvir um extracto desta obra recomendamos este post no You Tube, uma interpretação em Berlim absolutamente histórica com direcção de Bernstein, músicos de várias orquestras e a celebração da queda do muro de Berlim (com uma adaptação da letra do poema).

  • Beethoven Nº 3 : Op. 55 em Si Bemol Maior tem um segundo andamento - Marcha Fúnebre - que não só é dos mais pungentes da história da música como também é sem dúvida dos mais vezes interpretados. Houve alguns critícos, contemporâneos de Beethoven que até pensaram que a obra poderia e deveria acabar no fim deste segundo andamento. Falamos desta história e deste andamento aqui. A designação Eroica desta sinfonia deve-se ao facto de ter sido originalmente pensada como uma homenagem a Napoleão (Beethoven arrependeu-se assim que este se proclamou Imperador). Oiçam uma parte desta sinfonia aqui na interpretação de Abbado e da Filarmónica de Berlim (continuado aqui)

  • Beethoven Nº 7 : Nesta composição Op. 92 em Lá Maior também é o segundo andamento o mais conhecido e uma das composições que melhor demonstram o génio do compositor. Leiam o post aqui. Neste video do You Tube oiçam uma interpretação do segundo andamento por Askhenazy e a Sinfónica de Nova Iorque.

  • Brahms Nº4 : A Ultima das sinfonias de Brahms e sem dúvida a mais romântica das quatro é até agora a vossa quarta escolha. Esta composição Op. 98 em Mi Menor foi também a ultima obra que Brahms pode ouvir ao vivo na interpretação ocorrida pela celebração do seu 64º aniversário. Também já abordamos esta sinfonia neste post . Para ouvir (e ver) uma interpretação do mesmo neste caso por Carlos Kleiber basta clicar aqui.

  • Schubert Nº 9 : Dada a total confusão na designação das sinfonias de Schubert pela contabilização (ou não) de duas sinfonias incompletas convém referir que estamos aqui a fazer menção à D.944 em Dó Maior ou "A Grande". Falamos deste problema de numeração neste post e também brevemente desta sinfonia neste post. Esta sinfonia mereceu um uma atenção especial aqui. Para ouvirem de imediato um extracto do primeiro andamento podem apontar os vossos browsers para uma interpretação de Karl Bohm dirigindo a Sinfónica de Viena.

  • Dvorack Nº9 : Esta foi uma sinfonia (Op. 95 em Mi Menor) que ainda não referenciamos neste blog essencialmente porque na nossa aproximação cronológica ainda não chegamos a este compositor. Assim iremos em breve fazer um post sobre esta sinfonia. Por agora numa história breve diremos que esta sinfonia foi composta por Dvorack em 1893 durante a sua estadia nos Estados Unidos sendo de longe a sua sinfonia mais conhecida. O nome da Sinfonia "Do novo Mundo" refere-se ao facto de ter uma forte inspiração na música nativa americana sendo que muitos musicologos incluindo por exemplo Bernstein vêm nesta obra uma verdadeira inspiração multicultural, um hino se quisermos a harmonia entre os homens de várias raças e credos. Proponho ouvirem Herbert von Karanjan com a Orquestra Sinfónica de Nova Iorque com uma parte do primeiro andamento; não deixarão por certo de facilmente identificar as influências de que falámos.

  • Beethoven Nº 5 : A quarta das sinfonias de Beethoven (Op. 67 em Dó Menor) presente nesta lista é também aquela em que para mim é mais díficil identificar um andamento que vos possa recomendar acima dos restantes (pese embora o facto do seu início ser possivelmente um dos mais conhecidos trechos de música clássica). Nós abordamos esta obra neste post. Na falta de um outro critério (gosto igualmente de todos os andamentos) oiçam aqui o início com aqueles acordes fantásticos e uma interpretação sem qualificativos possíveis de Bernstein com a Sinfónica da Baviera.

  • Mahler Nº 2 : Este é um compositor de que também ainda não falamos neste blog e por essa razão também não abordamos esta sinfonia. Numa pequena história podemos dizer que esta sinfonia apelidada da "Ressureição". Trata-se de uma sinfonia que tem uma duração de 90 minutos e que utiliza coros e nas palavras de Mahler "tantas cordas quantas possível". Trata-se de uma obra programática em que Mahler se interroga sobre a vida e a morte, a existência de uma vida após a morte e a transcendência da alma. Para vos ilustrar esta sinfonia escolhi uma interpretação de Bernstein, quando falarmos desta sinfonia em maior detalhe vão entender a razão desta escolha. Vejam assim o final da Sinfonia nº 2 de Mahler em Dó Menor, Bernstein com a Filarmónica de Londres.

  • Mozart Jupiter: A K. 551 foi a ultima sinfonia que Mozart compôs representando o culminar das suas capacidades de orquestração. Falámos desta sinfonia neste post. Para ouvirem um extracto desta obra recomendamos precisamente o ultimo andamento.

  • Tchaikovsky nº 6: Nesta lista de sinfonias temos apenas uma de Tchaikovsky, a sexta também denominada "Patética". Uma palavra que como referimos no post que lhe dedicamos não traduz, no seu significado actual, a intenção de Tchaikovsky. Uma obra para ser ouvida com o coração. Nesse quadro proponho-vos uma interpretação da Filarmónica de Moscovo dirigida por Arkady Leytush do início do primeiro andamento.

  • Mendelssohn Italiana : Desta sinfonia também já falamos neste post. Propomos que oiçam e vejam um pouco do primeiro andamento com a Leipzig Gendwaus dirigida por Kurt Masur.

  • Brahms Nº 2 : Aqui está outra sinfonia de que ainda não falámos. Enquanto não fazemos um post sobre esta composição fiquem com uma interpretação do segundo andamento por Karajan e a Filarmónica de Berlim.

  • Sibelius nº 5 : Aqui está outra sinfonia de que ainda não falamos neste blog. Esta composição Op. 82 em Mi Bemol Menor foi composta em 1915 sendo constituída por 3 andamentos. Podem ouvir aqui um extracto do primeiro andamento interpretado pela Filarmónica Sueca dirigida por Esa-Pekka Salonen.

  • Bomtempo Nº 1 : Do compositor falamos neste blog aqui. Não abordamos esta sinfonia em particular. Aliás a bem dizer a sinfonia que endereçamos foi a segunda. Desta forma fica prometido um post sobre esta sinfonia. Por agora para terem uma ideia podem ouvir aqui o segundo andamento numa interpretação da Orquestra do Algarve dirigida por Álvaro Cassuto.

  • Freitas Branco nº1 : Deste compositor ainda não falamos e quanto a esta sinfonia em particular também não existem no You Tube interpretações. Desta forma ficam aqui prometidos posts sobre estes dois aspectos. Entretanto o nosso leitor Blogger colocou um video desta sinfonia que pode ouvir aqui.

  • Joly Braga Santos nº5 : Podem ouvir no You Tube o ultimo andamento (quarto) desta Quinta Sinfonia.

  • Mahler nº4 : Mais uma sinfonia por observar. A mais curta das sinfonias de Mahler e que também utiliza coro. Desta vez propomos que fiquem com a Orquestra Jovem de Mahler dirigida por Claudio Abbado.

  • Brahms Nº 3 : Falamos desta sinfonia aqui. Quanto a um extracto como vos dizia nesse post o terceiro andamento tem uma melodia de que dificilmente nos esquecemos. Oiçam aqui.

  • Schubert nº 8 :Outra das obras que ainda não foi referida. Também neste caso existe um trecho muito conhecido (por volta do minuto 2:00) do extracto que vos propomos com a Sinfónica da Baviera dirida por Mariss Jansons.

  • Berlioz Fantástica : Falamos detalhadamente desta sinfonia utilizando em grande parte as próprias palavras de Berlioz. Oiçam aqui um extracto do primeiro andamento.

  • Mahler Nº 5 : Mahler é juntamente com Beethoven um dos compositores mais representado nesta lista (nada menos do que 3 sinfonias). Também não falamos dela pelo que em breve teremos de fazer um post extra. Oiçam aqui a Orquestra de Filaldéfia dirigida por Christoph Eschenbach.

  • Haydn nº 104 : O inventor da forma sinfónica e autor de mais de cem sinfonias apenas tem uma nesta lista de vinte e cinco. Desta sinfonia não falamos. Oiçam um extracto do primeiro andamento pela Sinfónica da Baviera dirigida por Mariss Jansons. Tal como para as outras de que ainda não falamos em breve haverá um post.

  • Mendelssohn Escocesa : Falamos desta sinfonia neste post. Para ouvirem um pequeno extracto podem ouvir a Sinfónica de Graz dirigida por Achim Holub.

  • Mozart Nº 40 : Esta é uma sinfonia de que também ainda não falamos neste blog. Desta forma fica prometido em breve um post sobre a sinfonia. Por agora fiquem com Karl Bohm e a Sinfónica de Viena (notem que o inicio deste andamento é belíssimo e muito conhecido).

  • Brukner nº 7 : Este é um compositor de que ainda não falamos tendo em conta a aproximação cronológica que temos seguido. Desta forma por agora apenas os podemos convidar a visitar o Youtube e a ouvir esta interpretação de Celibidache (escolhemos a primeira parte do primeiro andamento). Fica também prometido para breve um post sobre esta sinfonia.

A ultima entrada é um"wild card", uma escolha do autor deste blog à quase revelia da vossa votação. Digo quase à revelia porque ainda assim tinha quatro votos ... Mas não posso deixar que Brukner fique de fora desta lista, por outro lado 25 é também uma conta certa ...

Oportunidades na Amazon