sexta-feira, 16 de maio de 2008

Recomendações da Quinta de novo à Sexta

Começando como de costume pelo Sul integrado no Festival de Música do Algarve (para mais informação clique no destaque que temos mantido nesta página na coluna à direita - FIMA), poderá assistir a um recital de violino e piano por Yang Liu (Violino) e I-Hsuan Tsai (Piano). Será no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves no dia 18 (Domingo) às 21:30. Não sei preços. Pelas obras que irão interpretar entre as quais uma das minhas preferidas de sempre (a sonata para Violino e Piano de Cesar Franck de que falámos aqui) recomenda-se fortemente.

Ligeiramente mais a Norte, mais precisamente em Évora na Igreja da Cartuxa e integrado no ciclo de concertos que se realiza nesta Igreja teremos as Oito Estações pela orquestra de câmara totalmente feminina "As Vivaldianas". No Sábado dia 17 na referida Igreja da Cartuxa às 21:30. As oito estações são um conceito interessante, embora não original (lembram-se que já falamos disto num nosso post sobre os Dias da Música) em que serão interpretadas as quatro estações de Vivaldi e as Quatro Estações Porteñas de Piazzolla. A entrada é Livre.

Em Lisboa teremos a Orquestra Sinfónica Juvenil em concerto na Aula Magna com o solista Paulo Pacheco (Piano). Este concerto será apenas no fim-de-semana de 25 de Maio mas fica já aqui o pré-aviso. Repetiremos para a semana.

Na região de Lisboa mais precisamente em Linda-a-Velha no Palácio dos Aciprestes no Domingo 18 de Maio às 17h poderão ouvir música portuguesa pelos solistas da Orquestra de Câmara de Oeiras e Cascais. Poderão ouvir obras de J. Vianna da Motta Quarteto em Mi Bemol Maior e também Fernando Lopes Graça - Quarteto para Cordas Nº 1.

Ainda em Lisboa na Segunda-Feira 19 de Maio às 21.30 na Sé Patriarcal de Lisboa poderemos ouvir Armando Possante com o Coro Gregoriano de Lisboa. Estamos a tentar ter mais informações sobre este concerto. Se algum dos nossos leitores souber alguma coisa que se pronuncie.

Em Aveiro no Teatro Aveirense teremos a Companhia Nacional de Bailado no Sábado 17 de Maio às 21:30. Dança ao som de Shostakovich e de Vianna da Motta.

Em Castelo Branco inserido no outro dos nossos destaques permanentes (Primavera Musical) poderão ouvir no dia 21 de Maio às 21h30 no Cine-Teatro Avenida a pianista Elisso Virsaladze.

No Porto temos recomendações um tanto estranhas. Em primeiro lugar Moustaki. Eu sei que não é música clássica, desculpem lá o mau jeito mas ouvi tantas vezes este cantor que não consigo lamentar não estar cá no dia 19 para o ir ver ao CCB. Façam-no por mim na Casa da Música por favor no dia 17 às 21:30 - Atenção à mudança de horário: Estava agendado para as 22:00. Continuando no Porto e na Casa da Musica a segunda sugestão também ela estranha e igualmente no Sábado 17 Maio 2008 às 19:00 na Sala 2 onde poderão ouvir ANNA-KAISA LIEDES E TIMO VÄÄNÄNEN (música popular Filandesa) e TOQUES DO CARAMULO (Música popular portuguesa da região do caramulo). Em ambos os casos estilizada suponho. Esta recomendação é engraçada porque a Casa da Música propõe também um programa completo com Jantar com cozinha tradicional Portuguesa e Nórdica e uma Jam session que deve ser bastante interessante.

E finalmente e porque raramente conseguimos recomendações para as terras transmontanas teremos em Vila Real a Fanfare Orquestra que é uma formação de sopros e percussão do centro da Europa. O concerto terá lugar no Teatro de Vila Real às 22h no Sábado 17 de Maio. Os preços das entradas são €5 (bilhete normal) e €3,5 (-25 e +65 anos).

Continuando nas recomendações transmontanas (em antecipação) preparem-se desde já para no dia 25 às 17:00 poderem assistir em Bragança à "Floresta" de Eurico Carrapatoso. A esta recomendação voltaremos mas se alguém tem amigos transmontanos (até hoje não tivemos um único leitor de Bragança :-() que os avise ...

Oportunidades na Amazon