A análise deste concerto é em grande parte análise baseada num programa da BBC 3 que podem e devem ouvir aqui.
Como referimos no nosso primeiro post sobre este concerto estamos a falar de uma obra de 1878. O primeiro andamento é um Allegro Moderato. Trata-se muito mais de uma obra lírica do que uma obra "virtuosa" no sentido em que é evidente o profundo desejo de expressão mais do que a procura da dificuldade, apesar da óbvia dificuldade técnica deste concerto ainda hoje considerado uma das peças mais difíceis do reportório para violino.
A titulo de exemplo das várias formas de expressão desse lirismo podemos por exemplo referir - técnica aliás frequentemente utilizada por Tchaikovsky - uma espécie de anuncio do tema que depois de criada a tensão passado um tempo, aparece na sua totalidade. Técnica profundamente cinematográfica.
Este primeiro andamento na boa forma clássica adopta a forma de sonata com dois temas belíssimos num desenvolvimento que utiliza formas tão variadas como a Contradansa (dança de origem Espanhola) ou mesmo estilização de melodias populares russas a um tal ponto que resultam irreconhecíveis a não ser pelo ambiente criado. Esta mistura resulta num ambiente de verdadeiro frenesim musical que faz deste primeiro andamento um momento inesquecivel na história da música.
Seguindo a recomendação da nossa leitora do Blog Fantasia Músical escolhemos desta vez Oistrack para ilustrar este andamento que podem ouvir aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte). Não é que o prefira em relação a Heifetz que tinha escolhido quando vos descrevi o concerto no seu conjunto mas na verdade esta interpretação de Oistrack tem uma clareza e uma pureza notável. Outra caracteristica que me agrada bastante é que não está ainda "poluída" por alguns maneirismos de outras interpretações da segunda metade do século XX.