quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Biografia de Pietro Locatelli

Depois de dois dias com compositores franceses e um inglês voltamos a Itália para falar de Pietro Locatelli.

VIDA

Pietro Locatelli nasceu em Bergamo em 1695. Sabe-se relativamente pouco da sua vida embora seja claro que desde cedo mostrou dotes para tocar Violino. Na verdade sabe-se que aos 16 anos viajou para Roma (e aqui surgem as primeiras dúvidas- há quem afirme que para estudar com Corelli enquanto outros preferem referir Valentini).

Sabe-se que depois dessa estadia tocou em várias cidades e regiões da Europa Veneza (1725), Baviera (1727), Berlim e Kassel (1728).

Em 1729 estabeleceu-se em Amesterdão onde viria a falecer em 1764. Nessa cidade publicou o opus 3 que é provavelmente a sua obra mais mediática tendo antecedido Paganinni nas peças escritas pela simples razão ou justificação da apresentação dos dotes técnicos do violinista.

OBRA

Para ilustrar este compositor escolhemos duas actuações históricas. Vamos poder ouvir e comprar dois dos melhores violinistas de sempre: Oistrack e que vão tocar exactamente a mesma peça para que possam comparar mais uma vez como embora se estejam a tocar exactamente as mesmas notas o sentimento transmitido pode ser diferente. Vamos começar por Oistrack.



Agora continuamos com Henryk Szeryng . A peça que estes dois magnificos interpretes estão a tocar é um dos capricios a que fizemos referência à pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Oportunidades na Amazon