quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que é o cravo bem temperado ?

Na semana passada um dos nossos leitores perguntou-nos o que era o Cravo Bem Temperado. Foi uma feliz coincidência dado que uma das peças que tornou famoso Glenn Gould foi precisamente esta.

O Cravo bem Temperado é um conjunto de 24 pares de prelúdios e fugas cada um dos quais numa tonalidade, ou seja um par para cada uma das tonalidades de uma escala cromática. O primeiro par é em Dó Maior o segundo em Dó Menor o terceiro em Dó Sustenido Maior o quarto em Dó Sustenido acabando numa fuga em Si Menor.

Bach deu este nome em 1722 a um conjunto de 24 peças . Mais tarde em 1742 editou um segundo conjunto com as mesmas regras (um par em cada tonalidade) mas chamou-lhe apenas 24 Preludios e Fugas. Hoje estes dois conjuntos são designados sobre o título Cravo Bem Temperado - Primeiro e Segundo Caderno.

Apesar de não ter sido a primeira obra deste tipo na música ocidental esta teve uma influência notável na música ocidental.

Como começamos por dizer este conjunto de obras foi muito importante na consolidação de Gould como uma referência em Bach. As Variações de Goldberg foram a primeira gravação de Gould mas a integral do Cravo bem Temperado é um marco pela originalidade da interpretação. Oiçam aqui o nº 22 em si bemol menor. As gravações de Gould do nº1 e nº2 são uma das obras incluídas na nave Voyager como representantes da música da espécie humana.

Oportunidades na Amazon