quarta-feira, 26 de junho de 2013

Aniversário de Claudio Abbado

O maestro Claudio Abbado faz hoje 80 anos. Sem grandes dúvidas um dos maiores maestros vivos queremos recordar-vos o maestro numa entrevista que atesta a sua simplicidade. Não sei se o devo chamar maestro diz o entrevistador. Não de todo, eu sou Cláudio responde Abbado.




Maestro das mais variadas grandes orquestras do Mundo escolhemos para ilustrar este post de comemoração o magnifico trabalho que fez (faz) com a Orquestra Sinfónica Juvenil de Mahler numa interpretação notável da nona mas não temais que não é certamente prenuncio de despedida.


A Sinfónica Juvenil fez Quarenta Anos

Estive ontem no concerto no São Luís que comemorou os 40 anos da Sinfónica Juvenil. Além da festa que celebra o aniversário da forma mais relevante - precisamente com música - gostaria apenas de destacar três pontos.

Em primeiro lugar os solistas que também eles jovens não deixaram de dar brilho à festa. Manuel Abecassis com o primeiro andamento do concerto para Violino de Glazunov a mais introspectiva das obras interpretadas, Pedro Silva no primeiro andamento do concerto para Violoncelo de Dvorack e por fim Josefina Fernandes no segundo e terceiro andamentos do concerto para Violino de Tchaikovsky que todos conhecemos.

Em segundo lugar a orquestra que como Vitor Mota referiu tem vindo a consecutivamente desempenhar um papel importante na formação de várias gerações de músicos. A Sinfónica Juvenil é hoje juntamente com a Orquestra Gulbenkian a mais antiga Orquestra permanente com actividade no nosso país.

Por fim gostaria de citar o secretário de estado da cultura que estando presente no concerto aceitou dizer umas palavras. Poderiam ter sido palavras de circunstância mas não foram. Bem sabemos que em politica o que é hoje verdade passa amanhã a ser preterido e esquecido ao som de um sol maior qualquer de um sound byte ouvido em outras músicas mas ainda assim se tanto mal dizemos por uma vez que digamos bem de umas sábias palavras. Disse o secretário de estado da cultura : "O dinheiro gasto nesta orquestra tem sido bem empregue". Que não se esqueçam estas sábias palavras, que não se esqueçam ...

E para terminar com música oiçam as obras ontem interpretadas - por outros artistas mas ainda assim para ficarem com uma ideia.






Telemann (1681-1767)

Ontem dia 25 de Junho fez 246 anos que faleceu Georg Telemann um dos compositores mais representativos do período barroco e em vida certamente mais conhecido e respeitado que Bach. Infelizmente no século XIX a sua popularidade diminuiu em grande parte porque tendo composto um grande número de obras foi tal como Vivaldi colocado na categoria daqueles que compunham "em série" o que face  à concepção da época romântica preocupada na integridade da obra e na originalidade era um pecado mortal.

Na nossa lista 100 de obras incluímos uma deste enorme compositor que importa conhecerem melhor. Ouçam Tafelmusik e certamente concordarão.

Oportunidades na Amazon