sábado, 18 de abril de 2009

Concerto para Piano de Ravel

Para minha surpresa este concerto está no primeiro lugar da nossa votação para o nosso concerto de piano preferido. É uma surpresa não porque o concerto não tenha qualidade (obviamente tem senão não estaria na nossa lista)mas porque face a outros concertos com maior notoriedade pensamos que não teria hipótese.

Este concerto foi composto em simultâneo com o concerto para mão esquerda entre os anos 1929-1931. O concerto foi estreado pela pianista Marguerite Long a quem é dedicado. Essa dedicatória aliás tem em si mesmo uma história dado que aparentemente Ravel se teria arrependido da mesma e apenas o seu precário estado de saúde o teria impedido de estrear ele próprio o concerto como seria o seu desejo.

O concerto tem uma forma clássica em três andamentos sendo o primeiro (Allegramente) na forma de sonata e com bastante inspiração no Jazz lembrando aliás por vezes Gershwin. Ravel tinha dito aliás que o trabalho deste compositor Norte-Americano o intrigava bastante. Oiçam aqui uma interpretação de Leonard Bernstein.

O segundo andamento é muito calmo (Adagio Assai ) e contemplativo na boa forma clássica, leve era a palavra que Ravel gostava de utilizar, com semelhanças no espírito a uma Gnossiene de Satié por exemplo. Dos três abdamentos deste concerto é o meu preferido, a melodia é lindissima. Podem ouvir aqui uma interpretação de Leonard Bernstein.

O terceiro é um curto e rapidissimo Presto que podemos ouvir aqui.

Oportunidades na Amazon